Dia Sem Sacola Plástica é tema de reportagem da RBS TV de Blumenau
Nesta quarta-feira, 20 de outubro, o comércio neotrentino, especialmente os supermercados e lojas de Nova Trento apostaram em alternativas ecológicas, como as sacolas retornáveis e caixas de papelão, para o consumidor levar suas mercadorias para casa. O Dia Sem Sacola Plástica mobilizou os consumidores a levar sua própria sacola ao estabelecimento comercial. Segundo informações da Epagri de Nova Trento, em apenas um dia foram economizadas 8 mil sacolas plásticas. A RBS TV de Blumenau veio a Nova Trento fazer uma reportagem exclusiva sobre o tema, que será exibida no Jornal do Almoço de amanhã, 21 de outubro.
O Dia Sem Sacola Plástica foi definido após diversas reuniões promovidas pelo poder público, especialmente as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Educação e Esportes, juntamente com a Epagri de Nova Trento. Os principais supermercados da cidade e a CDL neotrentina concordaram com a efetivação da data, que tem o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a redução, a reutilização e a reciclagem. “É importante que a população saiba que as sacolas plásticas demoram mais der 100 anos para se decompor, e são um verdadeiro flagelo”, explica a extensionista da Epagri de Nova Trento, Cinelândia Maria Venier Cipriani, uma das pessoas mais envolvidas com a iniciativa. Segundo entidades ambientais, cada habitante da Terra usa e descarta na natureza 25 sacolas plásticas por dia.
Nos principais supermercados da cidade, o movimento foi tranquilo e grande parte dos consumidores trouxe a sacola retornável de casa. Para a mercadista Raquel Pedrotti, do Supermercado Pedrotti, as palestras de conscientização nas escolas foram fundamentais para o sucesso da campanha. “Percebi que as crianças incentivaram os pais a trazer a sacola retornável, ou comprá-la no supermercado”, disse Raquel. O consumidor Evandro Buttchevitz, apoia a iniciativa. “Todos deveriam aderir a esta campanha. Precisamos preservar nosso meio ambiente”. Outro consumidor, o alemão Norbert Raczkowski, que mora há 7 anos em Nova Trento, disse que na Alemanha esta atitude de levar ou comprar uma sacola retornável é comum. “Precisamos aprender a economizar o lixo”, afirma Raczkowski.
O Dia Sem Sacola Plástica em Nova Trento é a primeira iniciativa do gênero no Vale do Rio Tijucas. O evento se antecipa às leis estaduais e nacionais sobre o assunto, que está em discussão na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e no Congresso Nacional. Os mercadistas neotrentinos já concordaram com realizar novas datas como esta nos meses de novembro e dezembro, e sugeriram estabelecer um dia sem sacola por semana . Vale lembra que, no ano passado, o Ministério do Meio Ambiente reduziu 280 milhões de sacolas plásticas no país: resultado de seis meses da campanha do governo “Saco é um saco”, cujo objetivo foi incentivar os consumidores a carregar suas compras em sacolas feitas de material reciclável.
Dados importantes
As sacolas plásticas são leves e voam ao vento. Por isso, elas entopem esgotos e bueiros causando enchentes. São encontradas até no estômago de tartarugas marinhas, baleias, focas e golfinhos mortos por sufocamento.
Menos de 1% dos sacos é reciclado. É mais caro reciclar um saco do que produzir um novo.
Um estudo de 1975 demonstrou que as embarcações transoceânicas lançam aproximadamente 4 milhões de quilogramas de plástico ao mar por ano. As lixeiras do mundo não estão inundadas de plástico porque a maior parte do plástico acaba no oceano.
Os sacos plásticos representam mais de 10% dos dejetos que chegam às costas dos Estados Unidos.
Os saquinhos plásticos se fotodegradam: com o passar do tempo se decompõem em petro-polímeros menos e mais tóxicos, que finalmente contaminarão os solos e as vias fluviais.
Cerca de 200 diferentes espécies de vida marinha, incluindo baleias, golfinhos, focas e tartarugas morrem por causa dos sacos plásticos. Morrem depois de ingerir os sacos plásticos, pois confundem com comida.
Com uma bolsa de tecido, podem ser economizados 6 saquinhos plásticos por semana, que equivale: 24 sacos por mês; 288 sacos por ano; 22.176 sacos ao longo da vida. Se apenas 1 em cada 5 pessoas neste país fizesse isso, economizaríamos 1.330.560.000.000 de sacos plásticos durante toda a vida.
Dados: Epagri Nova Trento
Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento