Palestra com professor doutor em Gestão Ambiental conscientizou neotrentinos sobre a produção diária de resíduos sólidos
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria de Educação e Esportes de Nova Trento promoveram uma palestra com o Engenheiro Agrônomo, mestre em Gerenciamento de Resíduos Sólidos, doutor em Gestão Ambiental e professor da UFSC e Univali, Alexandre de Ávila Lerípio. O evento ocorreu na noite desta quinta-feira, 14 de outubro, na sede da Associação São Virgílio Pró-anciãos, La Casa dei Nonni, reunindo estudantes do ensino médio da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, além da comunidade neotrentina e de diversas autoridades municipais, incluindo o Prefeito Municipal de Nova Trento e o Vice-prefeito.
Com o tema a “Relação harmoniosa com a natureza para garantir sua preservação”, Alexandre de Ávila Lerípio permitiu que os participantes analisassem todo o processo de produção de resíduos sólidos, mostrando o que a atual economia propaga: o consumo desenfreado e sem conscientização pelo meio ambiente. “Ao deixar de refletir os custos totais dos bens e serviços, o mercado presta informações enganosas aos tomadores de decisões econômicas, em todos os níveis”, pontuou Lerípio. Além disso, o palestrante apresentou toda a problemática mundial envolvendo o lixo, o que fazer para gerenciar os resíduos produzidos, e qual a importância da coleta seletiva. “Considerem-se privilegiados, pois dos 293 municípios de Santa Catarina, apenas 33 possuem coleta seletiva, sendo que Nova Trento está neste número”, destacou.
Ao fazer uma análise econômica envolvendo a produção de lixo, Lerípio mostrou a todos os presentes qual a quantidade de lixo produzido diariamente por cada brasileiro: 1,100kg. “Ou seja, dentro de um ano, um brasileiro produzirá aproximadamente 400 quilos de resíduos”, apresentou o palestrante. Além disso, Alexandre de Ávila Lerípio propôs uma reflexão sobre quanto dinheiro é jogado fora diariamente. “Se analisarmos os papelões, papéis, vidros e outros materiais que podem ser reciclados, jogamos fora diariamente R$ 0,17. Em um ano, jogamos fora R$ 746.151,25”, alertou.
Após a palestra, a Epagri e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizaram um sorteio de 50 sacolas retornáveis exclusivas, que poderão ser utilizadas na próxima quarta-feira, durante o Dia Sem Sacola Plástica. Além disso, o poder público entregou oficialmente aos mercadistas da cidade 7 lixeiras especiais para armazenar pilhas e baterias. “A partir do dia 20 de outubro, essas pilhas e baterias – exceto as de celular e as de automóveis – poderão ser entregues nos supermercados e outros locais que serão destinados e divulgados posteriormente”, explica a extensionista da Epagri de Nova Trento, Cinelândia Maria Venier Cipriani.
Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento