Neotrentinos e visitantes prestigiam concerto da Banda Sociale di Roncone na Igreja Matriz São Virgílio

A noite desta última quarta-feira, 6 de outubro foi marcante para neotrentinos e visitantes que acompanharam a apresentação da Banda Sociale di Roncone, da cidade de mesmo nome, do Trentino Alto Ádige, Itália. O evento reuniu grande público na Igreja Matriz São Virgílio, Centro de Nova Trento, sendo que também contou com a presença do Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, do Vice-Prefeito, Pedro Piva Neto, dos Secretários Municipais, do Presidente da Federação de Bandas Musicais da Província Autônomo de Trento, Cláudio Luchini, do Prefeito da cidade italiana de Cimego, Carlo Bertini, além de dirigentes do Circolo Trentino de Nova Trento, da Associação Neotrentina do Turismo e da centenária Banda Musical Padre Sabbatini.

Aplausos intensos foi a forma que o público encontrou para expressar o carinho e a gratidão, diante do grande espetáculo da noite. O maestro da Banda Sociale di Roncone, Sérgio Rizzonelli coordenou a apresentação, que contou com execução de marchas, músicas tradicionais e populares. No intervalo entre uma música e outra, a vice-presidente da Banda italiana, Norma Bonenti expressou o sentimento de gratidão e apreço pela cidade neotrentina. “A gente se sente em casa. Gostaríamos de agradecer publicamente a acolhida de todas as famílias neotrentinas”, destacou Norma. Vale pontuar que os 26 componentes da banda italiana ficaram hospedados nas casas de diversas famílias neotrentinas, principalmente por integrantes da Banda Musical Padre Sabbatini e Circolo Trentino e Neotur. “Para nós é uma grande honra recebê-los em Nova Trento. Esperamos que retornem e que sejam concretizados muitos projetos de intercâmbio entre o Trentino e Nova Trento”, declarou o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi.

Ao final do evento, a Banda Sociale di Roncone e o Presidente da Federação de Bandas Musicais da Província Autônomo de Trento, Cláudio Luchini entregaram lembranças enviadas pelas Prefeituras das cidades italianas de Breguzzo, Lardaro, Roncone, Bondo e Vigolo Vattaro.

Vale pontuar que a vinda da Banda Sociale di Roncone para a cidade neotrentina tornou-se possível através de contatos do italiano, naturalizado brasileiro, Rino Montibeller, que esteve na Itália recentemente. Lá, Montibeller soube que a Banda Sociale di Roncone viria ao Brasil e faria uma apresentação na Festa dos Imigrantes, em Timbó, no Alto Vale, em outubro. O italiano provou para a Banda italiana que a vinda para Nova Trento seria de grande importância, uma vez que é uma comunidade com grande número de descendentes trentinos.


Banda Musical Padre Sabbatini recebe convite para ir à Itália em 2011

Após a chegada ao Brasil na terça-feira, 5 de outubro, a Banda Sociale di Roncone e o Presidente da Federação de Bandas Musicais da Província Autônomo de Trento, Cláudio Luchini participaram de um encontro especial na sede da centenária Banda Musical Padre Sabbatini de Nova Trento. Integrantes da Sabbatini, do Circolo Trentino de Nova Trento e Prefeitura Municipal recepcionaram os músicos italianos com uma apresentação musical realizada pela Banda Musical Padre Sabbatini mirim, seguida pela entrega de presentes pelos músicos da banda neotrentina e pelo Circolo Trentino.

A Banda Sociale di Roncone e o Presidente da Federação de Bandas Musicais da Província Autônomo de Trento, Cláudio Luchini também presentearam a banda neotrentina e o Circolo Trentino de Nova Trento com livros e lembranças do Trentino-Itália. Posteriormente, Luchini ressaltou a importância do projeto social e voluntário da Banda Musical Padre Sabbatini e oficializou o convite para que a banda neotrentina esteja presente no aniversário de 60 anos da Federação de Bandas Musicais da Província Autônomo de Trento, que ocorre na primeira semana de junho de 2011. No mesmo momento, Luchini entregou outro convite, enviado pelo Prefeito da cidade de Vigolo Vattaro, Walter Kasvalder, que faz questão de receber a Banda neotrentina na cidade do Trentino Alto Ádige, onde nasceu Santa Paulina.

O Presidente da Sociedade Filarmônica, mantenedora da Banda Musical Padre Sabbatini, Aílson Piazza, e o maestro da Banda neotrentina, Herberto Marchi agradeceram emocionados o convite enviado pela Federação de Bandas Musicais da Província Autônomo de Trento. “Agradecemos e acreditamos que este convite seja o reconhecimento pelos 121 anos de história e voluntariado prestados a toda comunidade de Nova Trento e região”, destacou Piazza.


Banda Sociale di Roncone visita Prefeitura Municipal de Nova Trento

Após a apresentação da Banda Musicale di Roncone na noite de quarta-feira, os músicos e os demais dirigentes do Trentino Alto Ádige visitaram a Prefeitura Municipal de Nova Trento, na manhã desta quinta-feira, 7 de outubro. Na ocasião foram recepcionados pelo Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, pela Secretaria de Cultura e Turismo e demais funcionários da Prefeitura Municipal.

Os italianos acompanharam uma breve explanação sobre a cidade de Nova Trento, sendo detalhados os principais atrativos turísticos, além de informações técnicas e geográficas. Posteriormente, o Prefeito Municipal de Nova Trento agradeceu a visita da banda italiana e presenteou o Presidente da Federação de Bandas Musicais da Província Autônomo de Trento, Cláudio Luchini, o Prefeito da cidade italiana de Cimego, Carlo Bertini e o presidente da Banda Sociale di Roncone, Cláudio Bertoni. Além disso, Orivan Jarbas Orsi retribuiu os presentes enviados pelos Prefeitos das cidades italianas de Breguzzo, Lardaro, Roncone, Bondo e Vigolo Vattaro, pedindo que enviassem um livro e um brasão neotrentino para cada prefeitura italiana. “As portas da nossa cidade estão abertas. Esperamos que vocês retornem ao Brasil e que novas experiências como esta possam ser concretizadas”, disse Orsi.

O Presidente da Federação de Bandas Musicais da Província Autônomo de Trento, Cláudio Luchini enalteceu a importância dos intercâmbios e desta troca de experiências, e afirmou que pretende levar à Província Autônoma de Trento a proposta para que um núcleo de formação musical seja implantado em Nova Trento. “A coisa mais bonita é essa experiência humana, essa troca cultural e sentimental, que certamente está sendo inesquecível para todos. Já conversamos com o Prefeito e com a Banda Sabbatini para que o projeto que estamos planejando se torne realidade aqui em Nova Trento”, informou Cláudio Luchini, que agradeceu o apoio e a coordenação de Rino Montibeller, para que o evento ocorresse em Nova Trento.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento