Banda centenária italiana fará apresentação em Nova Trento no próximo dia 6 de outubro

Após a apresentação do Coro Monti Pallidi, Nova Trento recebe pela segunda vez neste ano uma atração do Trentino Alto Ádige, Itália: é a Banda Sociale di Roncone, da cidade de mesmo nome, da Província Autônoma de Trento, que possui 123 anos de história. A vinda desta Banda para a cidade neotrentina tornou-se possível através de contatos do italiano, radicado em Nova Trento, Rino Montibeller, que esteve na Itália recentemente. Lá, Montibeller soube que a Banda Sociale di Roncone viria para o Brasil e faria uma apresentação na Festa dos Imigrantes, em Timbó, no Alto Vale, em outubro. O italiano provou para a Banda italiana que a vinda para Nova Trento seria de grande importância, uma vez que é uma comunidade com grande número de descendentes trentinos.

No Trentino Alto Ádige, Rino Montibeller conversou com o presidente da Federação de Bandas Musicais do Trentino, Cláudio Luchini e conheceu a sede da Banda Sociale di Roncone. “Ao saber mais sobre Nova Trento, Luchini fez questão de mudar o período de permanência no Brasil, e passar primeiro pela nossa cidade”, conta Montibeller. A Banda italiana chega ao Brasil no dia 5 de outubro, uma terça-feira, sendo que virá imediatamente para Nova Trento. A recepção dos integrantes será feita por integrantes da centenária Banda Musical Padre Sabbatini, pelas diretorias do Circolo Trentino de Nova Trento e Associação Neotrentina do Turismo (Neotur) e Prefeitura Municipal de Nova Trento.

Os 28 componentes da banda italiana serão hospedados nas casas de diversas famílias neotrentinas, principalmente por integrantes da Banda Musical Padre Sabbatini e Circolo Trentino. Logo mais, na noite do dia 5 de outubro, haverá um grande encontro oficial com os membros da Banda Musical Padre Sabbatini, na sede da mesma entidade.

No dia seguinte, 6 de outubro, os italianos visitarão o Santuário Santa Paulina e, à tarde, farão um intercâmbio com os músicos da Sabbatini, que emprestarão alguns instrumentos à banda italiana. A apresentação oficial da Banda Sociale di Roncone à comunidade de Nova Trento e região está prevista para às 20 horas daquela quarta-feira, na Igreja Matriz São Virgílio, após a missa solene.

Na quinta-feira, 7 de outubro, os músicos da Banda Sociale di Roncone visitarão o Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro, conforme agenda pré-estabelecida pelo coordenador do evento, Rino Montibeller. No mesmo dia visitam o Museu da Cultura Italiana e a Capela Santa Ágata. À tarde, os italianos estarão livres para visitas à cidade neotrentina, e voltam a se encontrar à noite no Canto das Lagoas, para uma noite bem brasileira. Os italianos conhecerão as músicas populares brasileiras, comerão uma feijoada, e tudo animado pela banda Improviso Acústico, de Nova Trento. A Banda italiana viaja a Timbó na sexta-feira, 8 de outubro, pela manhã, com transporte fornecido pela própria Prefeitura Municipal de Timbó.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Foto: Divulgação/site