Integração e troca de experiências entre as turmas de 7as séries do Aguti e do Claraíba

O professor de História da rede municipal de ensino, Otimar Marchi propôs uma atividade diferente para os alunos das 7as séries das Escolas dos Distritos de Aguti e Claraíba, nesses meses de agosto e setembro. Dentro do próprio conteúdo, Marchi incentivou o conhecimento sobre a história de Nova Trento, desde o início da colonização, quando ainda existiam os antigos bugres (índios), até à produção de vinhos e sucos na atualidade, juntamente com um resgate sobre a colonização e a cultura italiana. O estudo transcendeu a sala de aula, e os alunos puderam conhecer, através de um trabalho de campo, os principais atrativos de Nova Trento, as vinícolas, os índios numa comunidade de Major Gercino, entre outros fatos que fazem parte do dia a dia e da história.

Enquanto os alunos da Escola de Ensino Fundamental de Aguti visitavam a Prefeitura Municipal, o Santuário Santa Paulina, a Vinícola Girola e a propriedade de Dorvalino Meyer, os alunos da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Bayer Sobrinho, Distrito de Claraíba, visitavam as propriedades de Vildemar Klann e Alécio Battisti, produtores de uvas e vinhos do bairro. Ambas as turmas de 7as séries acompanharam de perto como ocorre o plantio, a produção do vinho e a venda do produto, que é um dos principais símbolos da cidade.

Uma das últimas atividades propostas pelo professor de História foi a integração e a troca de experiências estre as turmas do Aguti e de Claraíba, por meio de um almoço comemorativo. O evento ocorreu na última quarta-feira, 8 de setembro, na Escola do Claraíba, e contou com apoio e participação da Secretária de Educação e Esportes, Rosita Sônia Valle Tridapalli, da supervisora do Ensino Fundamental, Naide Feller e das diretoras Lilian Cristiane Fontanelli e Rita Cassiane Krichiski. Vale pontuar que cada aluno contribuiu para a realização do almoço, doando alimentos que foram preparados pelas próprias merendeiras da Escola.

Ao final do encontro, os estudantes ainda puderam ter acesso à Internet no telecentro do Distrito de Claraíba, antes de seguirem viagem a Major Gercino, onde lá se encontraram com os índios tupis guaranis, numa aldeia indígena. Esta foi a última etapa do projeto de integração e troca de experiências sobre a história de Nova Trento. Além de todas essas atividades, os estudantes da rede municipal foram incentivados a doarem alimentos não perecíveis e roupas aos indígenas. Ainda assim, com o apoio de empresas neotrentinas, participaram de um sorteio com diversos brindes. “Agradecemos todos aqueles que contribuíram para a realização deste trabalho”, pontua o professor de História, Otimar Marchi.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento