Curso forma 28 Agentes Comunitárias de Saúde em Nova Trento

A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, numa parceria com a Escola de Formação em Saúde (EFOS) proporcionaram a realização do curso de capacitação Agente Comunitária de Saúde, com carga horária de 400 horas/aula. O curso iniciou em março deste ano, sendo ministrado por profissionais da área da saúde, tendo como objetivo qualificar as agentes que atuam nas comunidades, especialmente no Programa Saúde da Família. Nesta quarta-feira, 8 de setembro, às 19 horas, 28 Agentes Comunitárias de Saúde formaram-se na sede da Associação São Virgílio Pró-anciãos – La Casa dei Nonni.

O evento contou com a presença do Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, vice-prefeito, Pedro Piva Neto, Secretário Municipal de Saúde, Godofredo Luiz Tonini, Secretário Adjunto, Vilson Dalbosco, Secretário de Saúde de São João Batista e Coordenador do Colegiado de Gestão das Secretarias Municipais de Saúde da Grande Florianópolis, Sálvio Osmar Tonini, presidente da Câmara de Vereadores de Nova Trento, Rosi Battisti Tamanini e Coordenadora Pedagógica Regional da EFOS, Karina Wolff.

Diante das recém formadas, a Coordenadora Pedagógica Regional ressaltou a importância da atuação das agentes de saúde na comunidade. “Hoje a saúde é feita de forma diferente. Ela vai até à casa das pessoas. Sem o trabalho de vocês não teremos uma saúde de qualidade”, afirmou Karina Wolff. O Secretário de Saúde e Desenvolvimento Comunitário fez uma breve explanação das ações que estão sendo realizadas em prol da saúde neotrentina, entre elas o investimento na informatização dos postos de saúde e o investimento nos funcionários. “Vocês, agentes de saúde, são peça principal da nossa saúde. São vocês que oferecem o caminho para a comunidade”, disse Godofredo Luiz Tonini.

O Secretário de Saúde de São João Batista e Coordenador do Colegiado de Gestão das Secretarias Municipais de Saúde da Grande Florianópolis, Sálvio Osmar Tonini parabenizou as Agentes de Saúde que estão em contato constante com o conhecimento. “Um povo evoluído é um povo bem informado. Na vida, não fazemos nada sem informação. E, esse conhecimento que vocês adquiriram com o curso poderão colocar em prática junto à população, diante de suas necessidades”, ressaltou Sálvio Osmar Tonini. O Prefeito Municipal de Nova Trento encerrou a solenidade explanando sobre as ações e as obras em favor da saúde da população neotrentina. “Estamos informatizando nossos postos, aumentando a oportunidade das pessoas, construindo novos postos de saúde, e tudo para garantir a saúde de todos. Mas, a saúde se faz com pessoas e para as pessoas. Vocês, agentes comunitárias, são aquelas que levarão informação e tranquilidade para as pessoas”, finalizou Orivan Jarbas Orsi. Em seguida, todas as agentes comunitárias de saúde receberam os certificados das autoridades presentes no evento.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento