Coordenadoria Municipal de Defesa Civil lança Campanha de Prevenção na Escola do Distrito de Claraíba

Santa Catarina tornou-se um dos Estados do Brasil que mais tem sofrido com desastres naturais nos últimos anos. Enchentes, enxurradas, ciclones, secas são alguns eventos climáticos que afetaram a vida dos catarinenses. Nova Trento também sofreu inúmeras consequências causadas pela enchente de novembro de 2008. Com o objetivo de criar medidas preventivas diante de situações extremas, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil lançou nesta terça-feira, 31 de agosto, uma Campanha sobre Noções Gerais de Defesa Civil com ênfase na Prevenção, na turma do 5º ano da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Bayer Sobrinho, Distrito de Claraíba. O evento contou com a participação do Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, direção escolar, pais e membros da APP da Escola.

A Coordenadora Municipal de Defesa Civil e autora da Campanha, Ivana Regina Cadore fez uma breve explanação sobre os eventos climáticos que tem afetado a população nos últimos tempos, dando ênfase ao trabalho desenvolvido pela Defesa Civil e seu real papel na sociedade. “A atuação da defesa civil tem o objetivo de reduzir desastres e compreende ações de prevenção, de preparação para emergências e desastres, de resposta aos desastres e de reconstrução, e se dá de forma multissetorial e nos três níveis de governo – federal, estadual e municipal – com ampla participação da comunidade”, explica Ivana. Entre as ações de prevenção está a proposta de trabalhar o conteúdo sobre Defesa Civil, em princípio, junto aos alunos do 5º ano da Escola do Distrito de Claraíba, e depois estender a Campanha aos demais núcleos escolares do município.

Para desenvolver a Campanha da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Bayer Sobrinho, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil contou com amplo apoio da Secretaria de Educação e Esportes de Nova Trento, por meio da Secretária Rosita Sônia Valle Tridapalli, da Direção da Escola, através da Diretora Lilian Cristiani Fontanelli e da Supervisora de Ensino Fundamental, Naide Feller. Além disso, a professora do 5º ano da Escola, Isabel Maria Bosio Costa trabalhará os conteúdos propostos de forma interdisciplinar, no período de agosto a outubro deste ano. Os alunos terão acesso a cartilhas educativas, que foram repassadas pela Secretaria Estadual de Defesa Civil, além de outros materiais confeccionados pelo Serviço Geológico do Brasil e Ministério da Integração Nacional. Nesta quinta-feira, 2 de setembro, já ocorre a próxima etapa da Campanha, com uma palestra que será proferida pelo Coordenador Regional de Defesa Civil, com sede em Itajaí, Sérgio Murilo de Melo.

O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi parabenizou todos os envolvidos na realização desta Campanha. “Sem dúvida nenhuma, este trabalho de prevenção junto às nossas crianças trará resultados positivos na nossa comunidade, que poderá se engajar em ações, reunir informações, possibilitando estarmos mais preparados diante de alguma situação anormal que possa acontecer”, destaca Orsi.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento