IBGE reforça importância de responder ao Censo 2010

Desde o dia 1º de agosto, recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão passando pelas residências em todo o país para efetuar a coleta de dados para o Censo 2010. Em Nova Trento, em função de um grande número de pessoas estarem ausentes durante o dia, o recenseadores estão efetuado a coleta em diversos horários, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O IBGE destaca que, em alguns casos, os profissionais estão utilizando o período no início da noite ou no horário do almoço. Porém, alguns domiciliados tem resistido e não estão atendendo os recenseadores. A Agente Censitária Municipal, Crisley Girola Voltolini informa que todos os funcionários do IBGE sempre estão devidamente uniformizados, utilizando boné e colete azul, contendo a identificação do Censo 2010 e do IBGE, juntamente com crachá padrão do Censo e um documento com foto. Além disso, detém computador de mão (PDA), que é na cor azul e contém identificação do IBGE.

Para que não haja dúvidas, a Agente Censitária Municipal informa ainda o nome dos recenseadores que atuam em Nova Trento: Arlete Eliete Ferrari; Amabile Muller Koneski; Débora Regina Cipriano Pereira; Edson Vanini; Eliana Ferreira de Oliveira; Euclides Cardoso de Andrade Junior; Flávio Moacir Valle; Geisa Rafali Lima da Rosa; Jane Meri Maçaneiro; Rita Luiza Maffezzoli Sezerino; Rosemeri Tridapalli Montibeller; Valdir Dell'Antonio; Virgilio José Tamanini.

Qualquer dúvida em relação ao recenseador, o entrevistado poderá recorrer ao telefone 0800 721 8181, com ligação gratuita; acessar o site www.ibge.gov.br, ou ainda, o telefone do Posto de Coleta de Nova Trento, (48) 3267-3277. Basta informar a matrícula do recenseador. “Ao receber o recenseador e responder corretamente as perguntas, o cidadão está contribuindo na elaboração do perfil da população. Caso contrário, o Censo fica comprometido”, alerta Crisley.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento