Prefeito Municipal de Nova Trento é o primeiro recenseado pelo IBGE em Nova Trento

O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi foi o primeiro a ser recenseado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta segunda-feira, 2 de agosto, no gabinete da Prefeitura Municipal de Nova Trento. Participaram deste momento a Agente Censitária Municipal, Crisley Girola Voltolini, e a recenseadora, Geisa Rafaeli Lima da Rosa. A coleta de dados pelo município neotrentino inicia oficialmente na tarde desta segunda-feira e prossegue por aproximadamente três meses. Os 14 recenseadores de Nova Trento percorrerão os domicílios para revelar um novo retrato da sociedade, por meio de um amplo conjunto de informações demográficas, socioeconômicas e habitacionais.

Os questionários do Censo (Básico e Amostra) trarão perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000. O Censo 2010 será totalmente informatizado, com a realização das entrevistas em computadores de mão equipados com receptores GPS e mapas digitalizados. Para o Censo 2010, foi construída a base territorial, onde o Estado foi dividido em cerca de 12 mil setores censitários. Para cada setor, será designado um recenseador que visitará os domicílios par ao levantamento das informações. Com o orçamento total previsto de R$1,67 bilhão, o Censo 2010 envolverá o trabalho de mais de 8 mil agentes censitários e recenseadores em SC. Pela primeira vez, o Censo poderá ter como alternativa a resposta dos questionários pela Internet, após o recenseador fornecer uma senha para controle. Os primeiros resultados do Censo estarão disponíveis a partir de dezembro de 2010. A partir de 2011 será dado prosseguimento à divulgação, com a liberação dos resultados definitivos e temáticos.

O Censo 2010 será o 12º Censo Demográfico realizado no Brasil. O 1º do milênio. Ele se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da nossa população e das suas características socioeconômicas em ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e o privado da próxima década. É a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades. São coletadas informações para a definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal. Os resultados do Censo também ajudam a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos. Além disso, a partir deles, é possível acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução de outras caraterísticas da população ao longo do tempo.

 

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento