Desfile Artístico Cultural no aniversário do município será uma das grandes atrações da festa

A população neotrentina e os visitantes estão na contagem regressiva para a XVIII Incanto Trentino, que ocorre na próxima semana, nos dias 6, 7 e 8 de agosto, na Praça del Comune, centro de Nova Trento. No domingo da festa, aniversário de emancipação político-administrativa do município, o Desfile Artístico Cultural na rua Santo Inácio é uma das atrações mais aguardadas, já que as tradições, a cultura, a história e a religiosidade de todo o povo estarão em evidência, num momento de intensa participação da sociedade.

O Desfile Artístico Cultural estará concentrado em frente ao Bando do Brasil e Correios, sendo que todos os participantes seguem o trajeto em carros decorados até a Praça del Comune, local da festa. A coordenação do desfile deste ano está a cargo da extensionista da Epagri de Nova Trento, Cinelândia Maria Venier Cipriani. A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) é a entidade que está à frente deste evento, que inicia às 10 horas, no domingo, 8 de agosto. A abertura do desfile será realizada pela rainha e pelas princesas da XVIII Incanto Trentino, eleitas na sexta-feira da festa.

Segundo a coordenadora do evento, o Desfile apresentará a história político-administrativa do município, sendo evidenciada a cultura, a religiosidade, a gastronomia, a produção de vinhos e sucos, o trabalho do povo neotrentino, através da indústria, a cultura musical e, por fim, uma homenagem ao município pelos seus 118 anos. “O desfile promete ser de resgate. A expectativa é que será realmente folclórico, mostrando a cultura e as nossas tradições. Com certeza promete ser uma das grandes e fortes atrações da festa”, destaca Cinelândia.

Vale pontuar que todos os registros da história e da cultura neste desfile contam com a participação de voluntários e de diversas entidades do município. Para a apresentação da rainha e das princesas, bem como da cultura religiosa, estão a cargo da voluntária Patrícia Gessele, que conta com o apoio da Igreja Católica e da empresa SUA Multimarcas de Nova Trento. A ala da história político-administrativa ficará sob a responsabilidade de Clarisse Cadorin Marchiori, da Prefeitura Municipal de Nova Trento. Para apresentar a cultura e a gastronomia, a coordenação será da Associação Neotrentina do Turismo (Neotur) e do Circolo Trentino. No carro dos vinhos e dos sucos de uva, a apresentação será da Vinícola Neotrentina e dos Vinhos Vô Luiz, com a participação especial do grupo I Pargoleti. O trabalho do povo, através da indústria, ficará a cargo da Associação Comercial e Industrial de Nova Trento (ACINT). Já a cultura musical será muito bem representada por grupos musicais da cidade, como a Banda Musical Padre Sabbatini, que possui mais de 120 anos de história, com o apoio da Secretaria de Educação e Esportes, que conta com o projeto Flauta Doce e Canto Coral. O desfile encerra com a participação do Grupo de Idosos de Nova Trento e a homenagem ao município pelos 118 anos, preparado pela Epagri. “Muitas surpresas, que ainda não podemos revelar, serão realizadas ao final do desfile”, finaliza a coordenadora do evento, Cinelândia Maria Venier Cipriani.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento