Trupe conscientiza crianças e adolescentes da Escola do Trinta Réis sobre trabalho infantil
A convite da Assistente Social do município, Flávia de Brito Souza, a trupe do Centro de Educação Complementar (CEC) Chico Mendes, de Florianópolis fez uma apresentação na Escola de Ensino Fundamental Professor Francisco João Valle, bairro Trinta Réis, na última terça-feira, 29 de junho. O objetivo foi trabalhar a temática “Trabalho Infantil”, tendo em vista que no dia 12 de junho foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A trupe também levou um pouco mais de alegria aos estudantes, através da apresentação de malabares, palhaços e pernas de pau.
O trabalho de conscientização aos estudantes iniciou no dia 24 de junho, quinta-feira, quando a Assistente Social, Flávia de Brito Souza ministrou palestra aos alunos das séries finais (5ª a 8ª série) da Escola do Trinta Réis, já introduzindo a temática “Trabalho infantil”. “Expliquei o que era trabalho infantil, se já tinham ouvido falar do tema, e relatei alguns pontos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), principalmente do Capítulo V, a partir do Artigo 60”, explica Flávia. A Assistente Social destacou que nenhuma criança e adolescente pode trabalhar antes dos 14 anos e, a partir dos 14 anos, é permitido o trabalho na condição de aprendiz.
A trupe do CEC Chico Mendes também encenou a mesma temática, mostrando situações de crianças que vivem esta realidade. “Temos que mostrar para as pessoas o malefício que o trabalho traz para essas crianças e adolescentes, e os direitos das crianças de serem crianças”, pontua Flávia. As crianças e adolescentes da trupe de Florianópolis fazem parte de um projeto com atividades sócio-educativas, que acontecem no contra-turno do horário das aulas, sendo voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O Programa busca desenvolver as potencialidades e capacidades das crianças e dos adolescentes, por meio de oficinas nas áreas de arte, cultura, esporte, recreação e meio ambiente.