Secretaria Municipal de Educação e Esportes implanta processo de avaliação institucional nas unidades escolares, creches e na Secretaria Municipal

A sede da Associação São Virgílio Pró-anciãos – La Casa Dei Nonni ficou lotada na noite da última quinta-feira, 10 de junho. Professores e demais funcionários da rede municipal de ensino de Nova Trento participaram de uma reunião que implantou o processo de Avaliação Institucional na rede municipal, instrumento necessário para mobilizar a autoavaliação das unidades escolares, creches e da própria Secretaria Municipal. O evento foi coordenado pela Secretária de Educação e Esportes, Rosita Sônia Valle Tridapalli e equipe técnica da Secretaria.

Desde 2001, a Secretaria de Educação e Esportes de Nova Trento possui a Avaliação por Desempenho para os professores efetivos da rede municipal, determinado no estatuto do magistério público municipal. Nesta avaliação, os professores são avaliados a cada dois anos pela direção da escola. Diferentemente deste, a Avaliação Institucional, lançada agora pela Secretaria, surge da necessidade de atender as exigências do Compromisso Todos pela Educação, que Nova Trento assumiu em 2007, com a assinatura do termo de adesão.

Em reunião na última quinta-feira, a Secretária de Educação e Esportes relatou a importância deste compromisso assinado em 2007, e das 28 diretrizes que o município assume para melhorar a qualidade da Educação Básica. Dentre essas diretrizes existem duas que contextualizam a importância de “valorizar o mérito do trabalhador da educação, representado pelo desempenho eficiente no trabalho, dedicação, assiduidade, pontualidade, responsabilidade, entre outros critérios”.

Para que essas diretrizes sejam cumpridas, a Secretaria de Educação e Esportes dará todo o apoio para que a Avaliação Institucional seja instrumento de melhoria da qualidade de ensino. Para isso, foi formada uma comissão de avaliação que analisará o processo de implantação da Avaliação Institucional no município. Em princípio, cada funcionário será avaliado pelo seu chefe imediato (diretor, chefe de creche, outro), recebendo também um formulário de autoavaliação, além de ser levado em conta as suas faltas e punições. Tudo isso resultará numa média final. É importante ressaltar que cada funcionário será avaliado de acordo com as suas atribuições.

Comissão de avaliação formada na noite de quinta-feira, 10 de junho:

Um membro efetivo representando os professores: Natal Valter Tomasoni

Um membro efetivo representando os gestores das Unidades Escolares e Creches: Lilian Cristiani Fontanelli

Um membro efetivo representando a secretaria municipal de educação: Graciéla Darós Piffer

Um membro efetivo representando a Equipe Técnica em Educação: Hilisbeti Bottamedi Ruberti

Um membro representando os pais: Eliseu Plácido Mayer

Um membro efetivo representando os serviços administrativos: Rosimar Darós

Um representante dos servidores efetivos (auxiliar de serviços gerais e atendente de creche): Marina Antonieta Facchini Tomasi

O secretário de educação, como presidente da CPA (Comissão Própria de Avaliação): Rosita Sônia Valle Tridapalli