Sábado foi o Dia D da vacinação contra a Poliomielite

Com o slogan “vacinou, é gol”, a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite aconteceu no último sábado, 12 de junho. Independente de situação vacinal anterior, todas as crianças com menos de cinco anos receberam a vacina nos postos de saúde do Centro, Claraíba e Trinta Réis, no horário das 8h às 17h. Para as crianças que compareceram na unidade sanitária do Trinta Réis, uma surpresa: palhaço, música e doces foram uma atração à parte. Nova Trento já atingiu a meta estipulada pela Secretaria de Estado da Saúde.

Desde 1989 não há registro de paralisia infantil em Santa Catarina. A doença é causada pela infecção viral do polivírus, e pode ocorrer de forma moderada ou severa. Nos casos mais graves, pode levar à morte. Não existe tratamento para a poliomielite. A vacina é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira segura e sem contraindicações de se prevenir e erradicar a poliomielite em todo o mundo. A segunda etapa da campanha está planejada para o dia 14 de agosto.


SOBRE A VACINA

Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a poliomielite está disponível durante todo o ano nos postos de saúde e nas campanhas de vacinação de rotina. Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim, é importante que até os cinco anos de idade elas tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

Esses reforços são indicados porque a poliomielite é transmitida por três tipos de vírus. Se a criança não desenvolveu a imunidade com relação a um deles, com as várias doses ela tem mais oportunidade de se proteger.

Dados: Secretaria de Estado da Saúde