Oito candidatas concorrem aos títulos de rainha e princesas da XVIII Incanto Trentino 2010

Neotrentinos e visitantes terão uma atração a mais na sexta-feira, 6 de agosto, dia da abertura da XVIII Incanto Trentino 2010. Será a escolha da rainha e das princesas, seguido de baile no local da festa, que abrirá a programação oficial. No último domingo, 13 de junho, ocorreu o primeiro ensaio com as oito candidatas, coordenado pela neotrentina Cátea Rover, responsável por prepará-las para a noite da escolha. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Trento.

Concorrem aos títulos de rainha e princesas oito neotrentinas descendentes de imigrantes trentino-italianos: Alane Monique Poli, 18 anos; Carla Maria Piazza, 19 anos; Carla Wolf, 16 anos; Eloiza Tridapalli Dalri, 21 anos; Emannuelle Angela Rover Bernardo, 17 anos; Franciele Silveira, 17 anos; Luana Francieli Marchi, 17 anos; e Sabrina Zuchetti Klann, 17 anos. Os jurados, revelados apenas no dia do evento, são convidados de outras cidades do estado, o que garante a imparcialidade na hora da escolha. Os critérios de avaliação serão os mesmos dos anos anteriores: entrevista com os jurados antes da entrada em passarela, sendo analisado o conhecimento que possuem sobre a cultura e a história de Nova Trento. Diante do público, as candidatas apresentam-se em língua italiana e realizam uma performance individual, sendo avaliada a desenvoltura e a oratória.

Pelo sexto ano consecutivo, a empresa Lia Line Calçados patrocina os calçados das oito candidatas aos títulos de rainha e princesas, para a noite do evento. Neste ano, além de toda a coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo, o evento conta com o apoio voluntário da neotrentina Patrícia Gessele. Vale pontuar que, nos anos anteriores, as escolhas das mais belas neotrentinas ocorria em parceria com o Circolo Trentino de Nova Trento, meses antes da festa. As eleitas representavam a Incanto Trentino e o Circolo Trentino, concomitantemente. Este ano, a Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo decidiu eleger a rainha e as princesas da festa de forma independente, uma vez que o Circolo Trentino optou por escolher suas beldades a cada dois anos, conforme o mandato de sua diretoria. A decisão foi de comum acordo da entidade e da Prefeitura Municipal.