Prefeitos e representantes dos Vales dos Rios Tijucas e Itajaí-Mirim reúnem-se para debater o Turismo Integrado na região

Nesta última quinta-feira, 27 de maio, os prefeitos e representantes dos Vales dos Rios Tijucas e Itajaí-Mirim reuniram-se novamente para verificar os últimos detalhes do protocolo de intenções do Consórcio de Turismo dos Vales dos Rios Tijucas e Itajaí-Mirim (Convales). O encontro ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal de Nova Trento e contou com a participação dos municípios de Nova Trento, São João Batista, Botuverá, Guabiruba e Brusque. Neste momento, os municípios decidiram que, em até 15 dias, enviarão o protocolo de intenções para a Câmaras de Vereadores de cada cidade. Com a ratificação pelos vereadores, o documento se transforma em contrato para que seja efetivada uma diretoria do Convales.

A partir da efetivação do Convales, os municípios poderão ser inscritos em programas que favoreçam o turismo. “E, de forma regional, poderemos ser contemplados com mais facilidade”, explica o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, que constata a necessidade de melhorar a sinalização, as informações e a profissionalização na região. “Aqui em Nova Trento já iniciamos um trabalho de capacitação com uma palestra da Vigilância Sanitária e, em breve, faremos um curso sobre boas práticas para serviços de alimentação”, exemplifica o prefeito neotrentino, que também pretende oferecer cursos de gastronomia e atendimento ao público.

Os representantes do município de Brusque, Jorge Ramos e Rosemari Ullrich acreditam que a divulgação dos municípios em agências e operadoras é fundamental. “Precisamos entregar nosso material nesses locais. Podemos estudar a possibilidade de entregar não só os folderes de Brusque, mas de todos os municípios da regional”, afirma Rosemari. O Prefeito Municipal de Nova Trento concorda com a ideia e sugere a participação dos municípios em todos os eventos que ocorram na região, como na Rodada de Negócios, em São João Batista. “É interessantes termos um estande montado nos eventos e festas, divulgando os nossos municípios”, diz Orivan Jarbas Orsi. Os participantes concordaram em elaborar um cronograma para comparecer com material de divulgação aos eventos da região. Outra sugestão foi a atribuição de atividades para cada município, com apresentação nas reuniões do turismo integrado.