Mais de cinco mil neotrentinos foram mobilizados no Dia do Desafio

Alongamentos, ginástica laboral, dança, vôlei, futebol e atividades recreativas. Nova Trento não ficou parado e aceitou o desafio de mobilizar o maior número possível de pessoas no Dia Mundial da Atividade Física, comemorado com a realização do Dia do Desafio, evento que ocorreu em todo o mundo nesta quarta-feira, 26 de maio. No Continente Americano, a organização do evento fica a cargo do Serviço Social do Comércio (SESC) São Paulo, com atividades distribuídas a todos os SESCs do Brasil, em parceria com empresas e Prefeituras Municipais. Em Nova Trento, 5.696 pessoas quebraram sua rotina por 15 minutos, segundo informações do SESC Brusque, que contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Educação e Esportes e da Comissão Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (CMJEL).

“Esse foi um número muito expressivo, por ser o primeiro Dia do Desafio realizado em Nova Trento. Esse número corresponde a 48% da população neotrentina. Acredito que em 2011 o evento será ainda maior”, destaca o responsável pela Recreação e Ações Comunitárias do SESC de Brusque, Jussinei Sartori. Filho de neotrentinos, Sartori fez questão de acompanhar as atividades em Nova Trento, nesta quarta-feira. Foi ele quem coordenou e registrou as ações em empresas, escolas, grupo de idosos e espaços dedicados ao esporte, como academias e ginásios de esporte. Jussinei Sartori informa que, neste ano, os neotrentinos se concentraram nas atividades físicas, como caminhada, ginástica laboral, vôlei, mas nada impede que outras ações possam ser feitas no ano que vem. “Podemos mobilizar a comunidade para a conscientização ambiental, as campanhas de arrecadação e tantas outras atividades que promovam a solidariedade, o bem estar”, assinala.

O SESC de Brusque já repassou as informações de Nova Trento, Brusque, Botuverá e Guabiruba para o SESC São Paulo. Cada cidade concorre com outras cidades do Continente Americano, de acordo com o número de habitantes. A partir daí, verifica-se qual delas mobilizou o maior número participantes para o Dia do Desafio. Nova Trento está concorrendo com a cidade de San Julian, do Estado de Sonsonate, de El Salvador, com pouco mais de 18 mil habitantes. “Ainda não há resultado desta disputa. Mas, é interessante as pessoas saberem que o mais importante não é o vencedor. Aqui todos são vencedores, porque saíram da sua rotina para promover a saúde, o bem estar”, conclui Jussinei Sartori.