Proprietários de bares e restaurantes participam de palestra sobre Boas Práticas Para Serviços de Alimentação

A pedido do Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, e do Secretário de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, Godofredo Luiz Tonini, a Vigilância Sanitária Estadual veio a Nova Trento ministrar palestra sobre “Boa Práticas para Serviços de Alimentação”. O evento ocorreu na noite desta terça-feira, 25 de maio, no auditório da Casa da Cidadania, e contou com a participação dos proprietários de bares, restaurantes, confeitarias, padarias, pizzarias, lanchonetes e todos aqueles que atuam diretamente com alimentos. A palestra foi proferida pela diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Raquel Ribeiro Bittencourt e pela responsável do setor de Divisão de Alimentos da Vigilância Sanitária, Marli Netto.

A Diretora da Vigilância Sanitária Estadual agradeceu e parabenizou o apoio do poder público municipal nesta iniciativa para a cidade. “Sempre contamos com a ajuda do Secretário de Saúde, mas quando vemos o prefeito bastante comprometido como aqui em Nova Trento, isso nos deixa muito felizes”, diz Raquel Ribeiro Bittencourt. O Prefeito Municipal de Nova Trento destacou que iniciativas como esta são necessárias para melhorar cada vez mais os estabelecimentos que atuam com alimentação. “Nosso objetivo, depois desta palestra, é oferecer um curso específico, gratuito, sobre manipulação de alimentos”, destaca Orivan Jarbas Orsi.

Na palestra da Vigilância Sanitária, a responsável pelo setor de Divisão de Alimentos, Marli Netto baseou-se na Resolução RDC216/04 Anvisa/MS e Resolução Normativa nº 003/DIVS/2010, lançada esta semana sobre os cuidados que devem ser tomados nos estabelecimentos, especialmente em cozinhas. Marli enfatizou a importância de lavar as mãos, e como lavá-las, o cuidado com as unhas e os cabelos, os tipos de móveis que devem ser instalados, além da limpeza e sanitização dos ambientes, recepção, transporte e armazenamento de matéria-prima. Os proprietários e demais funcionários de bares, restaurantes e outros estabelecimentos sanaram algumas dúvidas a respeito das normas da Vigilância Sanitária.