Coordenadoria de Defesa Civil participa de Seminário para Troca de Experiência e Tecnologias em Gestão de Desastres em Florianópolis
Em decorrência da catástrofe de novembro de 2008, principalmente no Vale do Itajaí, o Governo do Estado resgatou contatos com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), e assinou um termo de cooperação para estudos preparatórios com o projeto de prevenção de desastres da Bacia do Rio Itajaí, com duração de 18 meses. Na última terça-feira, 18 de maio, a equipe da JICA, de acordo com o termo de cooperação, realizou o primeiro Seminário para Troca de Experiências e Tecnologias em Gestão de Desastres, no auditório da Epagri, em Florianópolis. O evento contou com a participação da Coordenadora de Defesa Civil de Nova Trento, Ivana Regina Cadore e do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Saulo Roberto Voltolini.
Desde março deste ano, quando a Agência de Cooperação Internacional do Japão iniciou seus estudos, a equipe tem realizado visitas à Bacia do Itajaí para conhecer a dimensão do problema e preparar um projeto de prevenção de desastres que, futuramente, espera-se ser estendido para outras bacias hidrográficas. Neste primeiro Seminário, a JICA relatou experiências do Japão na gestão de desastres em enchentes, deslizamentos e outras calamidades. “A gente visualizou quais são as obras estruturais, como as grandes obras de contenções, e as não estruturais, como os projetos de conscientização, que são realizados lá com muito sucesso”, relata a Coordenadora de Defesa Civil, Ivana Regina Cadore. Em Nova Trento, as escolas do município também receberão material didático sobre segurança e percepção de riscos, num projeto desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC).
Curso de formação à distância
A Coordenadora de Defesa Civil, Ivana Regina Cadore iniciou este mês um curso de formação à distância sobre o Conselho de Segurança Comunitária (Conseg), oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED) e Defesa Civil do Estado. O objetivo do curso é capacitar pessoas para realizar análise, planejamento e acompanhamento em solução de problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.