Vacinação contra Gripe A ocorre neste sábado nos postos de saúde do Centro, Trinta Réis e Claraíba

A Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento vacinará todas as pessoas pertencentes aos cinco grupos da campanha contra o vírus H1N1 – Gripe A, neste sábado, 15 de maio. Os postos de saúde dos bairros Centro, Trinta Réis e Claraíba estarão abertos das 8h às 17 horas para vacinar adultos de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos, gestantes, crianças de 6 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias e doentes crônicos de qualquer idade. Paralelo a isso, os idosos também recebem doses da vacina contra a Gripe Comum. Somente os maiores de 60 anos com doenças crônicas receberão as duas vacinas, simultaneamente.

A quinta etapa da campanha contra a Gripe A, em adultos com idade entre 30 e 39 anos, iniciou na última segunda-feira, 10 de maio, em todo o país. “É necessário destacar que todas as pessoas devem ser vacinadas. Quem ainda não compareceu aos postos de saúde, esta é a oportunidade”, disse a responsável pela vacinação na Unidade Sanitária Madre Paulina, do centro de Nova Trento, Clarinda Bottamedi Cipriani. É importante apresentar a carteira de identidade e a carteira de vacinação. A meta de vacinar os cinco mil neotrentinos ainda não foi atingida, segundo informações da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário.


Prevenção é importante

Em 2009, o Brasil registrou 7 mil casos suspeitos de Gripe A, sendo confirmados, através de exames, 2.484 casos, dos quais 140 foram a óbito. A campanha de vacinação pretende se antecipar ao Inverno e garantir uma redução significativa na quantidade de infectados pela Gripe A em comparação a 2009.

Além da imunização, é preciso que as pessoas continuem adotando as medidas básicas de higiene, para evitar a transmissão do vírus, como lavar a mão frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e após tocar os olhos, a boca e o nariz; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com um lenço, de preferência, descartável; evitar aglomerações, ambientes fechados e contato com pessoas doentes; e ter hábitos saudáveis, que incluam alimentação balanceada, ingestão de bastante líquido e prática de atividades físicas. Quem apresentar febre alta repentina e tosse deve procurar imediatamente o socorro médico e evitar a auto-medicação.