Ponte Ivo Silveira é interditada para veículos de grande porte

Um assoreamento da base somado a retirada de pedras do leito do Rio do Braço ocasionaram significativas rachaduras na estrutura das cortinas de contensão da ponte Ivo Silveira, um dos principais acessos de moradores e turistas ao centro de Nova Trento. Desta forma, na tarde desta terça-feira, 20 de abril, o engenheiro civil contratado pela Prefeitura Municipal de Nova Trento, Onildo Dalbosco Junior, e o Secretário de Transportes e Obras de Nova Trento, Valentim Casett, emitiram um laudo sobre a situação da ponte e sugeriram a interdição para veículos de grande porte. Em função do comprometimento da estrutura em uma das cabeceiras e para a segurança de todos, o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi tomou a decisão de interditar o local para ônibus e caminhões.

A ponte Ivo Silveira, inaugurada pelo ex-prefeito de Nova Trento, Pedro Piva Junior, em 1968, não possui estrutura suficiente para atender a demanda de veículos de pequeno e grande porte que passam pelo local atualmente. Para dar solução ao problema de forma imediata, a Prefeitura Municipal de Nova Trento optou por obras provisórias. Na manhã desta quarta-feira, 21 de abril, funcionários da prefeitura e de empresas terceirizadas trabalharam no local para interditar o trânsito e erguer uma contenção de pedras na base da ponte. “Neste momento vamos recuperar o leito do rio com uma base de pedras e fazer uma proteção em torno da cortina de concreto”, informa o engenheiro civil, Onildo Dalbosco Junior.

O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi disse que outras medidas já estão sendo tomadas para resolver o problema. “Estamos em contato com a Secretaria de Infraestrutura do Estado e com diversos deputados, para que o problema seja solucionado o quanto antes. Nós pensamos na segurança das pessoas que transitam por aqui”, assinala Orsi.


Trânsito modificado

O especialista em Gestão e Segurança em Trânsito, Moacir Battisti Archer foi contratado pela Prefeitura Municipal de Nova Trento para realizar um estudo sobre a fluidez do trânsito em Nova Trento. Mudanças ocorrerão de acordo com um projeto que está sendo finalizado. Enquanto isso, Archer auxiliou a Secretaria de Transportes e Obras nas mudanças de rotas dos veículos, em função da interdição de ônibus e caminhões na ponte Ivo Silveira.

A partir de hoje, 21 de abril, e por um período mínimo de 15 dias, somente trafegarão sobre a ponte veículos de pequeno porte, sempre no sentido Praça Getúlio Vargas – Praça del Comune. Todos os veículos que seguem pela rua Santo Inácio, sentido Brusque, passarão a trafegar pela Rua Marechal Deodoro. Ônibus e caminhões que precisam retornar, sentido São João Batista/Florianópolis, terão que desviar a rota pela rua João Bayer Sobrinho, passando pela ponte Ângelo Cipriani, bairro Besenello. Os pontos de ônibus funcionarão em frente ao Salão Paroquial São Virgílio e na Praça Getúlio Vargas.