Cooperativa Descentralizada da Agricultura Familiar e técnicos da Epagri realizaram viagem técnica ao meio oeste do Estado

Uma ação conjunta da administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Epagri, Projeto Microbacias 2, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Sintrunt), Banco do Brasil, Sicoob/Trentocredi e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) possibilitou a discussão e a formação de uma cooperativa descentralizada de agricultores para Nova Trento, Vale do Rio Tijucas e Itajaí Mirim. É a Cooperativa da Agricultura Familiar do Vale do Rio Tijucas e Itajaí Mirim (Coopertrento), constituída oficialmente em dezembro de 2009. Nos dias 5 e 6 de abril, a diretoria da Coopertrento, técnicos da Epagri de Nova Trento e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento, Saulo Voltolini realizaram viagem técnica a Concórdia e a Presidente Castelo Branco, com o objetivo de trocar experiências e conhecimento junto aos associados de cooperativas daqueles municípios. O modelo de atuação descentralizada no meio oeste do Estado é semelhante à atuação da Coopertrento aqui na região.

Segundo os técnicos da Epagri, foram realizadas visitas às agroindústrias, especialmente àquelas que dedicam suas atividades na produção de conservas, geleias, alambiques e sucos. “Os resultados foram positivos, pois as dúvidas sobre operacionalização deste sistema foram sanadas”, explicam os técnicos da Epagri de Nova Trento. No próximo dia 30 de abril, os associados da Coopertrento e os técnicos da Epagri participam de uma reunião para fazer uma avaliação da viagem técnica. Além disso, será elaborado um plano de ações, com a participação de todos os associados.