Sociedade civil e poder público debatem violência contra criança e adolescente
A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Bem Estar Social e Habitação e com o apoio das Secretarias de Educação e Saúde, além do Conselho Tutelar de Nova Trento, proporcionaram um encontro para debater a violência praticada contra crianças e adolescentes. O evento ocorreu na Casa da Cidadania, nesta terça-feira, 6 de abril e contou com a presença da sociedade civil, poder público e diversas pessoas que atuam diretamente com crianças e adolescentes, como professores, especialistas da área da Educação e conselheiros tutelares.
Participaram da abertura do evento o prefeito municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, o vice-prefeito, Pedro Piva Neto, a presidente da Câmara de Vereadores, Rosi Battisti Tamanini, o Secretário de Bem Estar Social e Habitação, Adauton Raulino, a Secretária de Educação, Rosita Sônia Valle Tridapalli, o Secretário de Saúde, Godofredo Luiz Tonini e demais funcionários da Prefeitura Municipal de Nova Trento. Da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional em Brusque participaram a Gerente de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Helena Rubia Inocente da Silva e a Gerente de Saúde, Ivonir Zanatta Webster (Crespa).
“Muitos problemas surgem por falta de informação. Este tipo de evento nesta área e em outras, como na saúde e na educação é sempre muito importante. Isso faz com que a sociedade participe e se informe. É necessário denunciar qualquer forma de violência, especialmente contra criança e adolescente”, destaca o prefeito municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi. A Gerente de de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação enfatizou a omissão da família e da sociedade. “Hoje, quando ocorre alguma forma de exploração, é porque não há devida proteção. Primeiro em função da própria família, que cria desculpas para não punir o agressor, e depois da própria sociedade, que se omite diante dos casos de violência”, afirma Helena Rubia Inocente da Silva.
O evento da Secretaria de Bem Estar Social e Habitação de Nova Trento contou com palestras de duas especialistas em violência contra crianças e adolescentes: Renata Nunes, que é Assistente Social e mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Soraya Casagrande, que é psicóloga psicodramatista. Ambas relataram as experiências vivenciadas em Florianópolis, onde atuam, diferenciaram as violências física, psicológica, negligência e sexual, registraram as consequências que as crianças e os adolescentes podem ter e as formas de como denunciar os casos. Ao final, as palestrantes abriram espaço para debate.
Durante o evento os participantes receberam uma pasta contendo bloco de anotações, caneta e um folder com informações sobre os tipos de violência e pontos específicos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O mesmo folder será distribuído, posteriormente, em outros locais. Além disso, os participantes credenciados receberam certificado (4 horas) pela Secretaria de Bem Estar Social e Habitação.