Cohab, Instituto Ressoar e Prefeitura Municipal oficializam doação de casas aos atingidos pela enchente de 2008

A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab) e o Instituto Ressoar, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Bem Estar Social e Habitação estão possibilitando melhorar a qualidade de vida de famílias que sofreram com a catástrofe de novembro de 2008. Na manhã desta terça-feira, 6 de abril, a Cohab e a Prefeitura oficializaram a doação de 12 casas aos atingidos pela enchente ou que estavam em áreas de risco. Os recursos foram repassados pelo Instituto Ressoar, através da Campanha “Reconstruindo Santa Catarina”.

Para oficializar a doação, compareceram a diretora de operações da Cohab, Leocádia Bonanomi, o prefeito municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, o Secretário Municipal de Bem Estar Social e Habitação, Adauton Raulino, a Assistente Social do município, Flávia de Brito Souza, o Assessor Jurídico, Fabiano Alex Berghahn, e todos os beneficiários que receberão as novas casas em breve. A diretora de operações da Cohab fez questão de reconhecer o esforço da Rede Record e do Instituto Ressoar na arrecadação de dinheiro, do Governo do Estado, que possibilitou a compra do terreno no bairro Ponta Fina Sul, e da Prefeitura Municipal, que tem oferecido todo apoio para a execução da obra. Além disso, Leocádia Bonanomi ressaltou algumas atitudes que não poderão ser tomadas pelos novos moradores das residências, após a entrega das casas. “Esta residência que vocês irão receber não poderá ser emprestada, vendida e nem alugada. Caso a família preferir adquirir um outro imóvel, precisará entrar em contato com a Secretaria para que a casa seja repassada a outra família. A antiga casa, em área de risco, será demolida”, assinalou Leocádia.

Em seguida, todos os beneficiários assinaram o termo de doação realizado pelo Instituto Ressoar e Cohab. Também foi firmado com a municipalidade um termo de cooperação para a construção das moradias. O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi agradeceu o apoio da Cohab e do Governo do Estado para este projeto. “Sabemos que as famílias estão há mais de um ano aguardando. Tanto este momento da assinatura quanto o da entrega são muito esperados por todos vocês. Esperamos que vocês sejam muito felizes nas novas casas”, disse Orsi.

Vale lembrar que a construção das casas no bairro Ponta Fina Sul iniciou em fevereiro. Serão construídas 11 no terreno adquirido pela Prefeitura Municipal, na Rua Felipe Schmidt, e a 12ª casa será erguida em terreno próprio do morador, em outro local. A diretora de operações da Cohab, Leocádia Bonanomi conferiu o andamento das obras, juntamente com o Secretário de Bem Estar Social e Habitação de Nova Trento. “O lugar aqui é muito lindo e o terreno é bastante seguro”, exclamou Leocádia. Das 11 casas, quatro estão praticamente prontas, restando apenas os detalhes finais, como colocação de piso na cozinha e a pintura. Ainda não há previsão para o término de todas as casas. Todas são de madeira, terão banheiro, sala e cozinha (conjugados), dois dormitórios, e seguem um padrão determinado pela Cohab e Instituto Ressoar.