Municípios debatem formação de um consórcio público para os Vales dos Rios Tijucas e Itajaí-Mirim

A cidade de Brusque sediou na última quinta-feira, 25 de março, a segunda reunião sobre consórcio público de turismo, que tem sido debatido desde o início deste mês entre os oito municípios da região, além do município de Angelina, que também participa por estar geograficamente próximo. Nesta reunião, dos nove municípios, sete marcaram presença e discutiram detalhes do protocolo de intenções, que está sendo elaborado para por em prática o Consórcio dos Vales dos Rios Tijucas e Itajaí-Mirim (Convales), uma sugestão do prefeito de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi.

Nesta reunião, os municípios admitiram que precisam otimizar ações turísticas, culturais, históricas e esportivas para a região, principalmente para melhorar a sinalização, a divulgação e a profissionalização das pessoas que atuam no segmento. As propostas tem sido discutidas desde o ano passado entre os prefeitos da região. A reunião de quinta-feira (25), contou com a participação de um representante da empresa Logos Assessoria e Projetos, Eloi Rönnau, que tem auxiliado os prefeitos na elaboração do consórcio e do protocolo de intenções, debatido desde a visita dos prefeitos de Brusque e Nova Trento, no dia 18 de março, a todas as prefeituras interessadas.

Devido a compromissos dos prefeitos que participavam da reunião, não foi possível a discussão de todos os itens do protocolo de intenções, especialmente de quem presidirá a Convales. Desta forma, foi agendada uma nova reunião, no município de Angelina, no dia 8 de abril. Com a assinatura dos prefeitos, o protocolo de intenções será encaminhado para a Câmara de Vereadores de cada município, conforme explicação do assessor de projetos da Logos, Rönnau. “Aí ele será ratificado pela Câmara e, em seguida, o protocolo de intenções se transforma em contrato, para a efetivação de uma diretoria. Com isso e com um estatuto em mãos é possível emitir um CNPJ”, assinala o assessor de projetos da Logos.

Na Câmara de Vereadores, o Convales será apenas ratificado, não cabendo aos legisladores alterações em sua formulação, ao contrário de um Projeto de Lei comum. Para o Prefeito de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, a iniciativa do Convales auxiliará os municípios em muitas situações. “O consórcio possibilitará a captação de recursos de forma conjunta”, destaca Orsi. Segundo o Prefeito de Brusque, Paulo Eccel, “damos um grande passo para sair do discurso e partir para a ação”.


Sede do consórcio será em Nova Trento

Por ser o município que está no centro da região dos Vales dos Rios Tijucas e Itajaí-Mirim, foi sugerida a proposta de Nova Trento sediar o Consórcio Público. A sede oficial será a Prefeitura Municipal de Nova Trento, localizada na Praça del Comune, 126, centro do município.