Secretaria de Educação e Esportes de Nova Trento promove curso de formação continuada para professores e atendentes da Educação Infantil

O grupo de especialistas da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Nova Trento, formado pela Fonoaudióloga Mirelle Karen Cim e pelas Psicólogas Marieli Pereira Rodrigues e Samanta Lazzarotto, com o apoio da Supervisora de Educação Infantil, Nádia Eliz Bittencourt realizaram curso de formação continuada para professores e atendentes da Educação Infantil, nos dia 25 e 26 de março, no auditório da Casa da Cidadania. O tema abordado foi o Desenvolvimento Infantil de zero a seis anos.

O principal objetivo deste trabalho foi evidenciar os diversos aspectos do desenvolvimento da criança, sendo que esses abrangem o crescimento físico, as mudanças psicológicas, emocionais e a adaptação social da criança. Sabe-se que é na primeira infância, que a criança se desenvolve gradativa e rapidamente, adquirindo habilidades e experiências que lhe permitirão reconhecer e buscar oportunidades de aprendizagem, interações e ações no mundo social”, explicam as especialistas.

O curso de Formação Continuada contou com parte teórica, sobre diversos temas, além de dinâmicas, envolvendo trabalhos em grupo, com o objetivo de instrumentalizar ainda mais o professor em seu fazer, abordando habilidades básicas necessárias para a alfabetização, como o esquema corporal, orientação de tempo e de espaço, práticas auditivas, utilizando recursos musicas, a dança e dinâmicas, contemplando a fase do grafismo e de relaxamento. “Uma novidade foi a técnica da Shantala, que contou com a participação da Fisioterapeuta da APAE, Cristiane. Ela explicou às professoras como aplicar e os benefícios que isso traz à criança. A Shantala é uma massagem Indiana que, adaptados pelas professoras, vem ganhando espaço nos centros de educação infantil”, destacam as especialistas da Educação.


Temas abordados durante a capacitação

Segundo as especialistas, o tema desenvolvimento infantil foi bastante contextualizado, com ênfase na fala, um dos fatores mais importantes para as crianças ampliarem suas práticas sociais. “Este é um dos eixos básicos na Educação Infantil, já que é na construção dos conhecimentos, do desenvolvimento do pensamento e da interação com o outro que se desenvolve a fala”, assinalam Fonoaudióloga e Psicólogas.

Outros pontos abordados na capacitação foi o fato da criança começar a reconhecer a si e aos outros, conseguir se ver como individuo, a pensar e revelar seu pensamento; a sentir emoções e a saber nomeá-las; a observar e registrar a sua observação; a conviver e a se retirar de situações, ou seja, questões psicológicas e emocionais que interferem diretamente no desenvolvimento da criança. “A parte emocional foi bastante trabalhada com os professores e as atendentes, como a questão dos limites”, explicam as especialistas.

Além disso, foi enfatizado que, ao promover na Educação Infantil atividades significativas de aprendizagem da fala, através de um trabalho com conversas, músicas, brincadeiras, rimas, jogos cantados, há a formação de um espaço que amplia as capacidades de comunicação e expressão no mundo letrado. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever. “Todo esse processo de Formação Continuada buscou capacitar os professores municipais, a fim de contribuir para uma educação mais eficiente e completa, em que se evidencia o fazer do professor em seu contexto escolar”, finalizam as especialistas.