Nova Trento se prepara para eleger novo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural

Na semana que passou e ainda esta semana, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Epagri mobilizam as comunidades neotrentinas do centro e do interior para a eleição da nova diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, composta por membros da sociedade civil e do poder público. Reuniões foram agendadas em diversas localidades, com o objetivo de atingir todo o município. A partir da efetivação dos novos conselheiros, a CMDR atuará significativamente na análise de projetos em favor dos agricultores do município.

Criado pela lei municipal 2032, de 2005, o CMDR nunca atuou na prática, mas ele é de fundamental importância para as discussões de projetos em favor dos agricultores. “Hoje é uma exigência do governo, pois todo e qualquer projeto necessita da atenção do Conselho”, explica o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Saulo Voltolini. A primeira e a segunda reunião para a escolha de conselheiros ocorreram no Centro e na localidade de Ribeirão Bonito, nos dias 16 e 18 de março, respectivamente. As próximas reuniões ocorrem nos dias 24 e 25 de março (ver tabela abaixo). A posse da nova diretora está planejada para o dia 16 de abril, a partir das 14 horas, com local ainda a ser definido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Epagri. Neste dia serão apresentados os nove representantes do poder público e os 11 membros da sociedade civil.

Competências da CMDR

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural visa promover entrosamento entre as atividades desenvolvidas pelo executivo; colaborar na definição das prioridades da política municipal; articulações e compatibilizações entre as políticas municipais, estaduais e federais; apontar os pontos negativos que eventualmente possam ocorrer. Um exemplo é a merenda escolar. Hoje as escolas são obrigadas a oferecer pelo menos 30% da merenda aos seus alunos com base em alimentos adquiridos de pequenos produtores. O CMDR é quem vai analisar quem vai fornecer os alimentos.

Calendário de reuniões para eleição dos representantes de cada localidade:

Dia 24, às 9 horas: Na igreja de Trombudo, reunindo Trombudo, Cancela e Ribeirão Veado.

Dia 24, às 14 horas: No salão da igreja de Aguti, abrangendo Aguti, Reginaldo, Poço Bonito, Mato Grosso, Sapo e Rio Branco.

Dia 25, às 9 horas: No salão da igreja de Conquista, em que estão convidados moradores de Conquista, Alto e Baixo Capivari e Oito Casas.

Dia 25, às 14 horas: Na Escola do Pitanga, com moradores das localidades de Pitanga, Lageado, Serraval, Saudade Grande, Saudade Pequena e Alto Pitanga.