Geógrafos do CEPED/UFSC vistoriam áreas pontuais de risco em Nova Trento

Através de uma recomendação da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), um consultor técnico e uma geógrafa do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vistoriaram áreas pontuais de risco em Nova Trento, na última quinta-feira, 11 de março. As visitas foram auxiliadas pela Coordenadoria de Defesa Civil de Nova Trento.

As inspeções se concentraram, principalmente, no bairro Ponta Fina Norte, ao lado da SC-411, e no centro, no fim de uma das transversais da Rua João Bayer Sobrinho. No bairro Ponta Fina Norte, os técnicos deverão recomendar um projeto de recuperação do local. Os relatórios dos trabalhos serão encaminhados à Fatma e aos próprios moradores dessas áreas pontuais de risco. O trabalho foi realizado pelo Consultor Técnico, Joel Pellerin, pela geógrafa, Fernanda Bauzys, acompanhados pelo biólogo Marinho Tomasi e pela Coordenadora de Defesa Civil de Nova Trento, Ivana Regina Cadore.

Coordenadora de Defesa Civil participa de reunião técnica em Florianópolis

A Coordenadora de Defesa Civil, Ivana Regina Cadore participou de uma reunião técnica do Grupo Técnico de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 08, composto por municípios da Grande Florianópolis. O encontro objetivou debater e unir ações de educação ambiental, criando uma agenda regional, para fortalecer a educação ambiental junto às administrações públicas e à sociedade civil. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Federação Catarinense de Municípios (Fecam), no último dia 10 de março, no Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (Comcap). Dos municípios do Vale do Rio Tijucas, apenas os representantes do poder público de Tijucas e Nova Trento participaram.

Segundo Ivana Regina Cadore, o evento foi muito significativo, pois reuniu não só o poder público, mas entidades ambientais, como a Escola do Mar, a Área Ambiental da Marinha, a Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis, o Instituto Ambiental da Praia de Ratones, Epagri, entre outros órgãos. A próxima reunião está agendada para o dia 14 de abril, no qual os municípios devem apresentar um cronograma de atividades ligadas ao Meio Ambiente. Nova Trento pretende levar as ações desenvolvidas no município, especialmente para a Semana do Meio Ambiente, em junho. Há também o objetivo de criar um grupo regional de trabalho para implementação de ações conjuntas para a área ambiental.