Prefeito Municipal de Nova Trento receberá presidente da Associação Trentini nel Mondo
Na terça-feira da próxima semana, dia 16 de março, o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi receberá em seu gabinete o presidente da Associação Trentini nel Mondo, Alberto Tafner, que vem conferir o andamento dos trabalhos de todos os Circolos Trentinos da região. Orsi conheceu Tafner em junho do ano passado, quando visitou o Trentino Alto Ádige e sugeriu diversos projetos em parceria com a Itália. Esta é a primeira vez que um representante da Associação Trentini nel Mondo vem ao Brasil, depois da morte do diretor, Rino Zandonai, que faleceu no acidente do voo 447, da companhia aérea Air France, em junho de 2009.
O Prefeito Municipal de Nova Trento receberá Alberto Tafner às 10h, em seu gabinete. Nesta oportunidade, Orivan Jarbas Orsi pretende reforçar os pedidos aos projetos que entregou na Itália no ano passado, como para a área gastronômica, com a vinda de um chefe de cozinha italiano, para a área arquitetônica, com cursos ministrados aos engenheiros e arquitetos neotrentinos, para que eles possam conhecer a arquitetura em estilo trentino italiano. Além disso, há projeto para um “gemellaggio” (intercâmbio) entre Besenello (Itália) e Nova Trento, instituindo-se cidades co-irmãs, uma vez que Nova Trento possui inúmeras características similares às da Itália, como o mesmo padroeiro, e os mesmos nomes de bairros e Igrejas. Há ainda projetos para a área de Defesa Civil, língua italiana e música.
O presidente da Associação Trentini nel Mondo, Alberto Tafner participará de um almoço com a diretoria do Circolo Trentino de Nova Trento. No período da tarde, a partir das 16 horas, está prevista uma reunião com os Circolos Trentinos de toda a região, incluindo São João Batista, Brusque, Gaspar, Blumenau e Rodeio, para saber como estão os trabalhos desenvolvidos pelas entidades. O encontro será na sede do Circolo Trentino de Nova Trento. Segundo a presidente do Circolo Trentino de Nova Trento, Rosemeri Tridapalli Montibeller, o presidente Tafner também deverá relatar como será a atuação da nova diretora da Associação Trentini nel Mondo, Anna Lanfranchi, que assumiu a função de Rino Zandonai no dia 1º de março.
Sobre a Associação Trentini nel Mondo
A Associação Trentini nel Mondo nasceu em 1957, e desde 1998 transformou-se em uma O.n.l.u.s. (Organização Não Lucrativa de Utilidade Social). Desde a sua fundação, a Associação constitui um instrumento de agregação para os emigrantes e trabalha para que os trentinos no exterior mantenham uma fecunda ligação com a própria terra de origem, com as próprias raízes culturais e sociais e possam transformar-se, ao mesmo tempo, em verdadeiros cidadãos nos países que os hospedam. Através da atividade de informação e formação, participação, promoção e defesa social, a Trentini nel Mondo desenvolve, seja no Trentino ou nos países de emigração, a promoção de uma cultura de solidariedade entre os homens e entre os povos.
A Trentini nel Mondo tem mais de 200 Circolos Trentinos associados, espalhados pelo mundo todo. Os Circolos Trentinos não são somente lugares de encontros recreativos ou de convívio, mas são centros de ações sociais e culturais, abertos à relação e à colaboração com as instituições públicas e privadas presentes no território. Os componentes dos Circolos Trentinos são solicitados à participarem ativamente nas atividades da instituição local, principalmente para desenvolver ações em defesa dos direitos dos próprios compatriotas e para a promoção das diferentes culturas e línguas.
Informações: www.trentininelmondo.it