Campanha contra o Tabagismo em Nova Trento torna-se referência para o Vale do Rio Tijucas
Desde que a Campanha contra o Tabagismo iniciou em Nova Trento, em janeiro deste ano, o número de pessoas que buscam combater o vício tem aumentado consideravelmente. Atualmente 60 pessoas estão cadastradas junto à Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, sendo divididas em quatro grupos de trabalho, com 15 pessoas cada. As atividades com o primeiro grupo estão na segunda etapa do projeto, com encontros mensais. Neste mês, o segundo grupo que quer parar de fumar iniciou os encontros semanais no auditório da Casa da Cidadania.
As palestras com a equipe enfermeiros e um farmacêutico, em Nova Trento, atraíram três psicólogas do município de Tijucas. Elas pretendem implantar a mesma campanha no município do Vale do Rio Tijucas, em breve. O enfermeiro Abiran Dalri Merizio destaca que o trabalho é constante com os dependentes do cigarro: neste primeiro momento os encontros semanais duram um mês e, posteriormente, os encontros passarão a ser mensais, durante um ano. “É realizado todo o acompanhamento, evitando que esses pacientes voltem a fumar”, explica. Do primeiro grupo contra o tabagismo, apenas três pessoas não conseguiram parar de fumar, mas diminuíram consideravelmente o número de cigarros.
As orientações e os medicamentos fornecidos para auxiliar os pacientes seguem protocolo do Ministério da Saúde. Todos recebem adesivos trans-dérmicos, para parar gradualmente o fumo. Conforme o estado do paciente e após consultas médicas, há a necessidade de fornecer medicamentos que controlam a ansiedade e a depressão. Nos encontros periódicos, os especialistas da Secretaria Municipal de Saúde expõe alternativas para parar de fumar, como ocupar-se, fazer atividade física, beber muito líquido, entre outras recomendações. “Mas, tudo vai depender da força de vontade de todos esses pacientes. Eles tem que ser insistentes para combater o vício”, assinala o farmacêutico, Maxiliano de Oliveira.