Secretaria Municipal de Saúde inicia campanha de vacinação contra a Gripe A (H1N1)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) encaminhou todas as doses da vacina contra a Gripe A (H1N1) para a Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento. A Campanha de Vacinação iniciou ontem, 8 de março e segue até o dia 21 de maio. A meta em Nova Trento é imunizar 5 mil pessoas, divididas em cinco grupos. A primeira etapa consiste na vacinação de profissionais de saúde, incluindo agentes comunitários, além de indígenas, e prossegue até o dia 19 de março. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde dos bairros Centro, Claraíba, Trinta Réis, Lageado e Aguti, sendo importante apresentar carteira de identidade e carteira de vacinação.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, a definição dos grupos que terão prioridade na imunização é resultado de estudos internacionais. Em Santa Catarina, a Vigilância Epidemiológica estadual espera vacinar pelo menos 80% do público-alvo da campanha. Na primeira etapa devem ser imunizados 61 mil profissionais de saúde, número que corresponde a 1% dos habitantes do Estado, e 10 mil indígenas, totalizando 71 mil pessoas.

No segundo grupo estão as grávidas, os doentes crônicos e as crianças de 6 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias. É importante salientar que pacientes crônicos devem apresentar declaração da doença ou receita de medicamento que comprove tal condição. São considerados doentes crônicos aqueles que possuam problemas renais, hipertensão, diabetes, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), asmáticos, bronquíticos, que tenham HIV, câncer, entre outras doenças.

Posteriormente, serão imunizados os adultos de 20 a 29 anos. A quarta etapa é composta por idosos que sofram com doenças crônicas elegíveis. Estes receberão a vacina da Gripe A e da Gripe Comum simultaneamente. O restante da população acima de 60 anos receberá apenas a vacina contra a Gripe Comum. “E, em casos de pessoas acamadas, a Secretaria de Saúde de Nova Trento vacinará as pessoas em cada casa”, destaca a responsável pela vacinação na Unidade Sanitária Madre Paulina, Clarinda Bottamedi Cipriani. No último grupo estão os adultos de 30 a 39 anos.


Prevenção é importante

Em 2009, o Brasil registrou 7 mil casos suspeitos de Gripe A, sendo confirmados, através de exames, 2.484 casos, dos quais 140 foram a óbito. A campanha de vacinação pretende se antecipar ao Inverno e garantir uma redução significativa na quantidade de infectados pela Gripe A em comparação a 2009.

Além da imunização, é preciso que as pessoas continuem adotando as medidas básicas de higiene, para evitar a transmissão do vírus, como lavar a mão frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e após tocar os olhos, a boca e o nariz; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com um lenço, de preferência, descartável; evitar aglomerações, ambientes fechados e contato com pessoas doentes; e ter hábitos saudáveis, que incluam alimentação balanceada, ingestão de bastante líquido e prática de atividades físicas. Quem apresentar febre alta repentina e tosse deve procurar imediatamente o socorro médico e evitar a auto-medicação.


Calendário de vacinação contra a Gripe A (H1N1):


1ª etapa: 8 a 19 de março – profissionais de saúde e indígenas

2ª etapa: 22 de março a 2 de abril – grávidas, doentes crônicos e crianças

de 6 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias

3ª etapa: 5 a 23 de abril – adultos de 20 a 29 anos

4ª etapa: 24 de abril a 7 de maio – idosos COM doença crônica elegível

5ª etapa: 10 a 21 de maio – adultos de 30 a 39 anos