Secretaria de Estado da Agricultura propõe parceria na área tecnológica com Prefeitura de Nova Trento

O Gestor Técnico Operacional do Programa Beija-Flor, Antonio Marcos Feliciano, a Gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Agricultura, Cátia Jacóbus e o representante da Epagri Santa Catarina, Douglas Cantú participaram de audiência com o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, a Secretária Municipal de Educação e Esportes, Rosita Sônia Valle Tridapalli e os técnicos de Informática da Prefeitura, Emerson Casas Salvador e Rodrigo Rezzini, na manhã de sexta-feira, 5 de março. Envolvidos diretamente nos Telecentros do Programa Inclusão Digital Beija-Flor, os representantes do Estado elogiaram a atuação do setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Nova Trento diante do Programa e propuseram uma parceria com a administração neotrentina, para que a tecnologia desenvolvida aqui seja compartilhada com outros municípios.

“Observamos o excelente trabalho de software livre aplicado aqui, num ambiente seguro, muito bem preparado para as escolas da comunidade neotrentina”, destaca o Gestor Técnico Antonio Marcos Feliciano, quando justificou porque escolheu Nova Trento para realizar este projeto pioneiro no Estado. O objetivo é firmar um Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado da Agricultura e a Prefeitura Municipal de Nova Trento, para que outros municípios conheçam a experiência que está inserida nos telecentros das comunidades neotrentinas. “Pois a tecnologia está lá na comunidade, nasceu lá. Isso aproxima as pessoas da tecnologia”, explica a Gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Agricultura, Cátia Jacóbus.

O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi apoia a iniciativa proposta pelo Estado e sugere novos projetos que podem ser desenvolvidos em Nova Trento, especialmente na área de empreendedorismo. Segundo Feliciano, o Estado possui projetos para a Agroindústria. “Desta forma, os agricultores podem receber apoio para ações integradas, que gerem competitividade”, propõe Feliciano, que citou como exemplo o projeto desenvolvido em Dionísio Cerqueira, com cursos de Gestão Agropecuária. O responsável pelo setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Emerson Casas Salvador afirma que, um dos seus projetos, é oferecer cursos para a comunidade sobre Tecnologia da Informação e Comunicação, abrindo novas oportunidades para os neotrentinos. Há possibilidade de outros projetos estruturantes, junto ao Microbacias 3, que tem ampla atuação em Nova Trento.