Neotretinos representarão o Estado em Conferência Nacional em Brasília

Na última quarta-feira, 3 de março, a coordenadora de Defesa Civil, Ivana Regina Cadore, juntamente com Tiago Marchiori (Acint) e Valmir Coelho (Sittrunt), representantes da sociedade civil, participaram da Conferência Estadual de Defesa Civil e Assistência Humanitária, que ocorreu no Hotel Castelmar, em Florianópolis, reunindo mais de 600 pessoas, representantes de 138 municípios do Estado – 45% do total. Após a participação no evento, Ivana Regina Cadore e Valmir Coelho tiveram participação garantida para representar o Estado na Conferência Nacional de Defesa Civil, que ocorre entre os dias 23 e 25 de março, em Brasília.

Na etapa Estadual, os municípios apresentaram as propostas debatidas em cada Conferência Municipal de Defesa Civil. Após ampla discussão, foi elaborado um documento que será levado a Brasília na Conferência Nacional. Entre as principais propostas está a implantação do Ministério da Defesa Civil e, consequentemente, das Secretarias de Estado e das Secretarias Municipais de Defesa Civil; garantia para a instalação das representações regionais de Defesa Civil; criação do Fundo Municipal de Defesa Civil; mapeamento de áreas de risco e programas de prevenção educativa, além de informações em um banco de dados mais detalhado. O histórico de desastres em Santa Catarina reforça a necessidade de uma participação mais ativa dos catarinenses e do poder público para tentar amenizar os efeitos de um evento adverso extremo ou até evitá-lo quando possível.

A Coordenadora de Defesa Civil de Nova Trento, destaca que a disputa para participar da Conferência Nacional foi grande. Foram reservadas 14 vagas para a sociedade civil, sete vagas para o poder público e outras sete vagas para a Defesa Civil. “E, no final, os coordenadores que realizaram as Conferências Municipais tiveram participação garantida em Brasília, como delegados natos”, assinala Ivana Regina Cadore. Vale destacar que os participantes da sociedade civil foram divididos por microrregião, sendo que da Grande Florianópolis apenas Nova Trento (Valmir Coelho) e Florianópolis foram selecionados para participar do evento em Brasília.