Prefeitos e representantes do Vale do Rio Tijucas e Itajaí-Mirim discutem formação de Consórcio Público

O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi organizou uma reunião na tarde desta terça-feira, 2 de março, no auditório da Casa da Cidadania, reunindo prefeitos e representantes do Vale do Rio Tijucas e Itajaí-Mirim, em Nova Trento. O objetivo foi conhecer a proposta sobre Consórcio Público, especialmente para o turismo integrado na região. Na oportunidade, o assessor de projetos João Krein, da Logos Assessoria de Projetos, destacou os principais benefícios que os municípios podem ter com este tipo de iniciativa.

A reunião contou com a participação do Prefeito de Brusque, Paulo Eccel, Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas, Celso Leal, Assessor de Comunicação da Prefeitura de Guabiruba, Adriano Bodenmuller, e representantes das cidades de São João Batista, Canelinha e Brusque. Em reunião, o assessor de projetos, João Krein disse que na região de Videira, o Consórcio Público está proporcionando bons resultados. “Neste primeiro momento, os municípios terão que contar com pelo menos três meses para resolver a parte burocrática. Mas, depois, esta parceria entre os municípios resultará em obras, desenvolvimento econômico, tudo o que vocês planejarem”, assinala Krein.

O Consórcios Públicos podem fortalecer o federalismo cooperativo, promover o fortalecimento gerencial e administrativo dos municípios, dos Estados, do Distrito Federal e do governo federal, além de trazer maior segurança jurídica. “Mas precisamos ver quais são nossos interesses em comum”, destaca o Prefeito de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi. O Prefeito de Brusque completou a fala do prefeito neotrentino, ao relatar alguns problemas encontrados na região, como a falta de sinalização turística e de profissionalização.

Para que o projeto se torne realidade, os participantes concordaram em elaborar um protocolo de intenções. Este documento será, posteriormente, discutido e aprovado por vereadores de toda a região, para em seguida elaborar o estatuto. Os Prefeitos Orivan Jarbas Orsi e Paulo Eccel se dispuseram a visitar todas os prefeitos da região, a fim de colher essas informações para o protocolo de intenções. As visitas estão programadas para o dia 18 de março, durante todo o dia. A próxima reunião está pré-agendada para o dia 25 de março, às 17h30minn, em Brusque.