Comunidade neotrentina terá em breve sua Fanfarra Municipal

Por meio de subvenções dos Deputados Estaduais Jean Kuhlmann (DEM) e Rogério Mendonça, o Peninha (PMDB), no valor total de R$ 20 mil, foi possível a aquisição de 98 instrumentos musicais que comporão a Fanfarra Municipal, a ser constituída, em breve, pela administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes. Na manhã da última sexta-feira, 26 de fevereiro, todos os instrumentos foram entregues e apresentados ao público. O ato contou com a presença do Deputado Rogério Mendonça, Prefeito Municipal, Orivan Jarbas Orsi, Secretária Municipal de Educação e Esportes, Rosita Sônia Valle Tridapalli e vereador Josemar Guilherme Franzoi (PSDB), que encaminhou documentação para o pedido de subvenção junto ao Poder Legislativo do Estado.

Como tudo começou

Ao assumir o poder executivo em 2009, o Prefeito Municipal, Orivan Jarbas Orsi enfatizou a importância de resgatar o tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro. “Porém, observamos que a cidade não possuía mais sua fanfarra”, relembra a Secretária de Educação e Esportes de Nova Trento, Rosita Sônia Valle Tridapalli.

Desta forma, uma das metas da administração municipal era o resgate da antiga fanfarra da cidade, extinta na década de 1980. Ainda em 2009, durante a Festa XVII Incanto Trentino, em agosto, a Secretária de Educação e Esportes, juntamente com o vereador neotrentino Josemar Franzoi (PSDB) e o Prefeito Municipal, Orivan Jarbas Orsi tiveram oportunidade de conversar com os Deputados Estaduais Jean Kuhlmann (DEM) e Rogério Mendonça, o Peninha (PMDB), e solicitaram subvenção para a compra de instrumentos da fanfarra. “E eles prontamente se comprometeram em viabilizar os recursos”, conta Rosita.

Após a Incanto Trentino 2009, iniciaram os preparativos para a realização do Desfile Cívico de 7 de Setembro. Para abrilhantar o desfile, foram convidadas as fanfarras municipais de São João Batista e Canelinha, que aceitaram o convite. Além disso, a Secretária de Educação e Esportes de Nova Trento soube da existência de cinco instrumentos musicais na Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, que estariam disponíveis para compor um grupo no Desfile Cívico. “Com mais seis instrumentos da Banda Musical Padre Sabbatini, foi possível, com apenas dois ensaios, que o grupo de veteranos se apresentasse. A presença deles no desfile entusiasmou o público e incentivou os antigos veteranos, as crianças e os jovens a participarem da fanfarra”, destaca a Secretária Rosita.

Desta forma, conforme solicitação dos Deputados Estaduais, o vereador neotrentino Josemar Franzoi encaminhou toda a documentação para o pedido de subvenção. Dentre os 98 instrumentos da fanfarra constam: bumbos fusileiros, caixas de repique, caixas de guerra, surdos, surdos médios, surdos mor, surdos gigantes, cornetas, cornetões, pratos e outros. A próxima etapa do projeto será a contratação de um professor e a formação de dois grupos, um de veteranos e outro para crianças e adolescentes. Um projeto de lei para a criação da Fanfarra Municipal, será elaborado e enviado à Câmara de Vereadores, para análise e aprovação. Posteriormente, a Secretaria de Educação e Esportes divulgará a data de formação dos grupos e o início dos ensaios.