1ª Conferência Municipal de Defesa Civil reuniu grande público na Casa da Cidadania

A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por intermédio da Coordenadoria de Defesa Civil, com o apoio da Secretaria Municipal de Bem Estar Social e Habitação realizaram a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil em Nova Trento. O evento ocorreu no auditório da Casa da Cidadania, na última quarta-feira, 24 de fevereiro, tendo como tema central Defesa Civil e Assistência Humanitária: por uma ação integral e contínua. O objetivo da Conferência foi reformular a Política Nacional de Defesa Civil, abrindo oportunidade para a comunidade se manifestar sobre o assunto. As sugestões serão debatidas, posteriormente, nas conferências Estadual e Nacional, em março.

A iniciativa para este evento partiu da Secretaria Nacional de Defesa Civil, que mobilizou todos os municípios a realizarem suas conferências, em função dos eventos climáticos vivenciados nos últimos anos. A Conferência realizada em Nova Trento contou com a presença do Gerente de Prevenção da Defesa Civil do Estado, Major Edir de Souza, Capitão Ricardo José Steil, do 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Tijucas, Coordenadora de Defesa Civil em Nova Trento, Ivana Regina Cadore, Prefeito Municipal, Orivan Jarbas Orsi, Secretários Municipais, Vereadores e demais participantes da comunidade.

“Que este seja o momento para refletirmos e promovermos uma mobilização da sociedade. A Defesa Civil somos todos nós”, destaca a Coordenadora da Defesa Civil de Nova Trento, Ivana Regina Cadore, que abriu o evento. Em seguida, a Secretária Municipal de Educação e Esportes, Rosita Sônia Valle Tridapalli informou que ao longo dos anos, o tema Meio Ambiente terá destaque na rede municipal, e os alunos receberão a cartilha elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil sobre prevenção de riscos e desastres.

O Capitão da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Tijucas, Ricardo José Steil estava orgulhoso pela grande participação da sociedade em Nova Trento. “Este é um passo importante para caminharmos juntos em favor da Defesa Civil do cidadão”, disse. O Prefeito Municipal, Orivan Jarbas Orsi relembrou as experiências vivenciadas na Itália, no ano passado, quando visitou a entidade Vigili del Fuoco (Vigilantes do Fogo), e se disse impressionado quanto as ações de voluntariado em favor da comunidade. “As situações de risco e de desastres não vão deixar de ocorrer, mas precisamos de ações da comunidade em favor do Meio Ambiente. Precisamos criar o sentimento de solidariedade nas pessoas”, assinala Orsi.

Palestra evidencia a importância da mobilização e organização da sociedade

O ponto alto do evento era a palestra com o Gerente de Prevenção da Defesa Civil do Estado, Major Edir de Souza. Major Edir evidenciou em sua fala a importância da participação, da mobilização e o comprometimento da sociedade com a sua cidade. “A solução dos problemas está com vocês. Não adianta ter belos projetos, se não houver mudança comportamental”, enfatiza o Major.

Para isso, Major Edir de Souza explicou como a Defesa Civil atua nas cidades. Quando não há eventos climáticos ou situações de risco, é o momento para prevenir e preparar a comunidade, com reuniões e planejamentos constantes. Quando há a ocorrência de desastres, é a hora de responder e reconstruir. “Por isso, seria importante a formação de núcleos de Defesa Civil em cada comunidade, onde as pessoas poderão denunciar e criar ações de prevenção”, cita o Major.

Posteriormente, os participantes foram divididos em três grupos, a fim de trabalhar os três eixos temáticos propostos: Clima e Sociedade (Desafio do Século), Paradigma da Assistência Humanitária e Participação da Sociedade na Fiscalização das Políticas Públicas. No primeiro eixo, os participantes elencaram prioridades que serão apresentadas na Conferência Estadual: Estabelecimento de Políticas Públicas; Estabelecer mecanismos de financiamento Público de âmbito Nacional e Internacional; Estruturação da Defesa Civil em Nova Trento; Criação do Conselho Municipal de Defesa Civil; Elaboração de Plano Municipal da Defesa Civil; Conscientização da comunidade com utilização de cartilhas; Criação do Fundo Municipal de financiamento da defesa Civil.

No segundo eixo, os participantes destacaram: conscientizar a população do que é Defesa Civil; Identificar e estimular a comunidade ao voluntariado nas comunidades, associações de bairro, criando núcleo de apoio; Criar um elo de comunicação entre os núcleos de apoio e o Conselho Municipal de Defesa Civil; Criar um Conselho Micro Regional de Defesa Civil; Criar mecanismos de Educação, através de programa (tipo PROERD) para ser aplicado aos alunos das escolas públicas, interagindo com as crianças a respeito da Defesa Civil.

No terceiro e último eixo, sobre Participação da Sociedade na Fiscalização das Políticas Públicas, os participantes elencaram: capacitação de agentes (agentes de saúde e outros) para trabalhar com a população sobre o tema Prevenção e redução de desastres; Organizar e capacitar agentes Voluntários de Defesa Civil; Criação de Conselho Comunitário Descentralizado de Defesa Civil; Capacitação de Professores para envolverem alunos e pais na prevenção de Desastres; Envolver os grupos da Terceira Idade para resgate de conhecimentos e participação efetiva na construção de Defesa Civil; Organizar e capacitar grupos de ações de resgate e socorro em catástrofes.

Eleição de delegados para a Conferência Estadual

Ao final da 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil, foram eleitos os delegados que representarão Nova Trento na Conferência Estadual, que ocorre no dia 3 de março, em Florianópolis. A Coordenadora de Defesa Civil de Nova Trento, Ivana Regina Cadore, representará o poder público como gestora da Defesa Civil. Tiago Marchiori (Associação Comercial e Industrial de Nova Trento) e Valmir Coelho (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Trento) representarão a sociedade civil organizada.