Palestra que lançou Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama contou com grande número de participantes

O auditório da Associação São Virgílio Pró-anciãos – La Casa dei Nonni ficou lotado na noite desta quinta-feira, 11 de fevereiro. Mulheres, com idade acima de 35 anos, acompanharam a palestra proferida pela administradora e vice-presidente da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amucc), Ronilda Maria Vieira. O evento lança a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama, promovida pela Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário.

A palestra de lançamento contou com a participação do Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, do Secretário Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, Godofredo Luiz Tonini, e do médico coordenador da Campanha de Prevenção em Nova Trento, Julio Dalri. O Prefeito Municipal de Nova Trento fez questão de destacar que uma das prioridades da sua gestão é a saúde, especialmente a preventiva. “Nosso objetivo é melhorarmos cada vez mais. Na área de prevenção, iniciamos com a Campanha contra o Tabagismo e, agora, a Campanha contra o Câncer de Mama. Tudo para proporcionar melhor qualidade de vida à população”, destaca Orivan Jarbas Osi.

Após as palavras iniciais do Prefeito, do Secretário Municipal e do médico coordenador da Campanha, a palestrante Ronilda Maria Vieira apresentou suas experiências diante do câncer do câncer de mama, desde o diagnóstico da doença, o tratamento e a cura. Ronilda enfatizou os exames preventivos que todas as mulheres devem fazer regularmente: o exame clínico, feito pelas próprias mulheres, em casa, com o simples apalpar dos seios, e a mamografia, ou radiografias das mamas, que deve ser feito a partir dos 35 anos. “É muito importante que todas vocês façam esses exames regularmente. Não conseguimos prevenir a doença, mas podemos detectá-la precocemente, proporcionando a cura com mais rapidez”, informa Ronilda.

Mulheres que possuam histórico de câncer de mama na família foram aconselhadas, durante a palestra, a realizar exames específicos, como a mamografia. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário possui convênio com a Clínica Cite, de Florianópolis, que proporcionará mamografias a todos as pacientes de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As mulheres interessadas devem solicitar encaminhamento com a equipe de enfermeiros ou com os médicos, em qualquer unidade de saúde do município. O objetivo é prevenir e diagnosticar precocemente a doença que mais mata mulheres no Brasil. A Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama deve se estender até o mês de junho.