Instância de Governança e 1º Salão Catarinense do Turismo são temas de reunião do Turismo Integrado em Tijucas

Prefeitos, Secretários Municipais e articuladores dos municípios que compõem a região do Vale Europeu reuniram-se na manhã desta quinta-feira, 11 de fevereiro, no Casarão Gallotti, em Tijucas, com o objetivo de pontuar e debater ações da Instância de Governança (Regional) e do 1º Salão Catarinense de Turismo, evento que ocorre entre os dias 21 e 27 março, no Centrosul, em Florianópolis. Nesta oportunidade, os participantes registraram ações que podem ser realizadas para fortalecer o turismo na região, além de planejar a atuação no 1º Salão do Turismo. A reunião foi promovida pela gerência de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e a Agência de Desenvolvimento Regional (ADRVALE), através da Rota Vale Mais e o Comitê temático do Turismo, Cultura e Esportes da 16ª SDR.

As reuniões técnicas em cada uma das 10 regiões turísticas do estado começaram no início do ano e são para que as instâncias regionais do turismo catarinense preparem a participação das regiões no evento, que será uma grande mostra de produtos, roteiros e equipamentos turísticos de Santa Catarina. Os encontros têm sido coordenados pela gerente de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypess Sant'Anna de Liz, presente nesta reunião em Tijucas. “Da mesma forma em que realizamos em outras regiões do Estado, vamos realizar alinhamentos para que nossos objetivos sejam concretizados. O nosso desafio, hoje, é fazer esse trabalho que possui foco nas regiões”, diz Elisa.

Para o Vale Europeu, a gerente de Políticas de Turismo destacou nove módulos operacionais do Plano Estratégico: Sensibilização, Mobilização, Governança, Plano Estratégico, Implementação, Roteirização, Sistema de Informações Turísticas, Promoção e Apoio à Comercialização e Sistema de Operacionalização. Além disso, Elisa assinalou que 70 a 80% das ações de turismo são voltadas para eventos no Estado. “Para isso, foram estabelecidos critérios de apoio a eventos, com valores delimitados por abrangência”. Diante deste assunto, o Prefeito Municipal de Tijucas, Elmis Mannrich admitiu que encontra muitas dificuldades para receber retorno dos projetos que apresenta e, que, ao delimitar valores para os eventos, o Estado dificultará as ações dos municípios.

O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi concordou com a declaração do Prefeito de Tijucas, e acrescentou que gostaria que os municípios participassem mais das decisões para a região, disponibilizando mais recursos para beneficiar as regiões. “Também gostaria que agregassem Angelina, para aproximar ainda mais os municípios com perfil religioso, o que também ajudaria Major Gercino a crescer. Mas, para isso, precisamos investir em profissionalização, sinalização e divulgação das nossas cidades”, registra Orsi. A gerente Elisa Wypess Sant'Anna de Liz prometeu levar essas informações para a Secretaria de Estado.

1º Salão Catarinense do Turismo

O evento que objetiva fortalecer o turismo interno, promete ser uma grande vitrine do turismo catarinense, com oportunidade de comercialização de roteiros, troca de conhecimento com a realização de workshops e palestras focadas em gestão e políticas estaduais de desenvolvimento do turismo.

Em reunião em Tijucas, Prefeitos, Secretários Municipais e articuladores congregaram ideias para serem apresentadas no Salão do Turismo. Entre os preparativos estão a ambientação dos stands, as manifestações artísticas, a comercialização de produtos típicos de cada cidade, entre outras ações. Entre os desafios: possibilitar que os próprios catarinenses conheçam as 10 regiões do Estado e que o fluxo de turistas se estenda, independente do verão. O 1º Salão Catarinense do Turismo será uma prévia do que Santa Catarina levará ao Salão Nacional do Turismo, do Ministério do Turismo, que ocorre em maio, em São Paulo.