Turismo Integrado é tema de nova reunião entre políticos e empresários da região
Apenas dois prefeitos (Nova Trento e Botuverá) dos oito municípios que compõem o Vale do Rio Itajaí-Mirim e Vale do Rio Tijucas participaram da primeira reunião do ano promovida pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADRVale) e o Comitê Temático de Turismo, Cultura e Esportes do Conselho de Desenvolvimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional em Brusque. Representantes das prefeituras e empresários da região reuniram-se na manhã de sexta-feira, 29 de janeiro, em Brusque, a fim de debater e estruturar um roteiro integrado de turismo para a região. O encontro contou também com a presença do presidente da Santur, Valdir Rubens Walendowsky.
Integrantes da ADRVale divulgaram as principais ações concretizadas desde 2007, como a elaboração do site em parceria com a Santur, a participação em feiras e as campanhas de divulgação. “Nós temos as vantagens do turismo de compras e do turismo religioso, mas temos problemas com a profissionalização. Precisamos elaborar uma pesquisa para saber o perfil do turista que vem para nossa região”, registra Danilo Moritz durante apresentação.
O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi incentiva o turismo integrado na região, e sugere a inclusão do município de Angelina no roteiro. Além disso, Orsi propõe que a iniciativa privada seja convidada para as próximas reuniões que forem realizadas, já que eles são os maiores beneficiados neste processo. “Ainda falta integração na divulgação dos folders promovidos pela ADRVale, e prioridades para nossa região. Também gostaria que a Agência detalhasse todos os recursos que estão sendo utilizados, porque muitas vezes os nomes dos municípios são usados e os próprios municípios não sabem o que está sendo realizado”, assinala o prefeito neotrentino.
O Secretário de Turismo de Brusque, Vilmar Walendowsky concordou com o prefeito de Nova Trento. “Nós recebemos materiais da ADRVale sem ter conhecimento. Em muitas ocasiões não conseguia informações da parte de vocês. Falta entrosamento. Este ano que passou sentimos isso”, pontua. Durante o encontro, a Agência de Desenvolvimento Regional afirmou que irá melhorar a integração entre os municípios e destacou alguns planos: a busca de recursos financeiros, o levantamento de dados, através de pesquisas, e planos de roteirização, comunicação e marketing para a região. Destaque também para a implantação de um selo de qualidade turística, programas de capacitação profissional e a participação em feiras e eventos.
Presidente da Santur destaca ações que tornam Santa Catarina conhecida e visitada
Durante a reunião promovida em Brusque, o presidente da Santur, Valdir Rubens Walendowsky destacou que Santa Catarina está entre os destinos mais procurados do Brasil, ao lado dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Além disso, um estudo elaborado por uma entidade europeia releva que 12% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina estão relacionados ao turismo. “Este percentual é semelhante ao dos países europeus que desenvolvem o setor, como França e Itália”, explica o presidente da Santur.
Segundo Walendowsky, a regionalização do turismo é o caminho. “Se nós unirmos esforços, vamos fazer um turismo de qualidade. Por exemplo, os Estado do Sul do país ainda não se uniram, diferente de outros estados, que estão unidos pelo turismo”, disse, explicando a relação com o Rio Grande do Sul e o Paraná. A exemplo disso, o Estado promove o 1º Salão Catarinense de Turismo, que será realizado em Florianópolis entre os dias 21 e 27 de março. Os convites foram encaminhados para todas as secretarias de turismo dos municípios. “Será muito importante para troca de informações entre os municípios. Muitos catarinenses desconhecem o potencial turístico de Santa Catarina”, pontua Walendowsky.
O presidente da Santur revela que, hoje, o Estado se destaca por trabalhar com os principais segmentos de turismo, da mesma forma que a Bahia: turismos de aventura, religioso, rural, gastronômico, náutico e GLS. Porém, alguns pontos precisam ser revistos em Santa Catarina, como a divulgação, com melhores pacotes turísticos, atendimento ao turista, especialmente pelas operadoras, e a falta de informação disponibilizada pela Internet, hoje a principal ferramenta para a divulgação.
Ao final do encontro, Valdir Rubens Walendowsky foi homenageado pela ADRVale por estar à frente do trabalho que levou o Estado a receber, pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio de melhor destino turístico do Brasil, concedido pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril.