Professores da UFSC fazem apresentação oficial de três cursos da área gastronômica em convênio com universidade italiana
Os professores do departamento de Agronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Aparecido Lima da Silva e José Afonso Voltolini estiveram na Prefeitura Municipal de Nova Trento, na tarde desta terça-feira, 26 de janeiro, para uma apresentação oficial de três cursos na área gastronômica que a universidade federal possui em convênio com a Universidade de Teramo, da Itália. O intuito é divulgar para o maior número de pessoas o oferecimento destes cursos, que estão com inscrições abertas até o dia 5 de fevereiro. É a primeira vez que a UFSC e a universidade italiana de Teramo oferecem esta oportunidade. Imprensa, entidades locais e empresários do ramo gastronômico foram convidados pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Trento para participarem deste momento.
Durante explanação, o professor Aparecido Lima da Silva salientou que a disponibilidade desses três cursos na área gastronômica, em parceria com a Universidade de Teramo e demais empresas só foi possível por meio de um convênio firmado com a Universidade Federal de Santa Catarina, após a ida do reitor à Itália. Os cursos possuem apoio do Ministério do Trabalho italiano e da Comunidade Europeia, sendo destinados a cidadãos italianos residentes, preferencialmente, na circunscrição eleitoral do consulado de Curitiba (Paraná e Santa Catarina), ou que possuam dupla cidadania. “Há uma possibilidade também para quem já encaminhou a dupla cidadania e possua o protocolo em mãos”, alega Silva.
Diante desta exigência nos editais dos cursos, o Prefeito Municipal de Nova Trento, presente na reunião, relatou que isto dificultaria o acesso de outras pessoas interessadas. “Sugiro que a UFSC possa verificar a possibilidade de oferecermos outros cursos nessa área para os neotrentinos, ou que pessoas da comunidade se inscrevam para depois repassar aos neotrentinos interessados”, declara Orivan Jarbas Orsi. Os professores da Universidade Federal prometeram levar a sugestão aos coordenadores e ao reitor.
Para fazer a inscrição em um dos três cursos é necessário acessar o site do projeto Valorização dos Produtos Agroalimentares de Qualidade (Vapraq), www.vapraq.ufsc.br, ler os editais dos cursos disponibilizados e preencher os dados da ficha de inscrição. Também é solicitado o currículo e o preenchimento de uma avaliação de competências. Após este processo, professores da Universidade de Teramo farão uma breve entrevista e escolherão 20 alunos para cada curso específico. Todos os alunos efetivos recebem reembolso de despesas, de acordo com o número de horas de presença. A participação nos cursos é gratuita.
O que é o Projeto Vapraq
Trata-se do projeto Valorização dos Produtos Agroalimentares de Qualidade (Vapraq) financiado por um valor total de € 600.000,00 no âmbito das intervenções selecionadas para a formação profissional dos trabalhadores italianos e descendentes com cidadania italiana, residentes em países não pertencentes à União Europeia, promovido pelo Ministério do Trabalho, da Saúde e das Políticas Sociais – Direção geral para a política, para o orientamento e a formação, com o cofinanciamento da União Europeia (UE).
O projeto Vapraq é destinado para interessados com idade entre 18 e 64 anos, sem escolarização exigida. O responsável pelo projeto VAPRAQ é a UNITE (Universidade dos estudos de Teramo), em colaboração com parceiros italianos (Slow Food Italia) e brasileiros (UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina; AECIT – Associação de agricultores biológicos de Santa Catarina; FEABRA – Federação de associações de abruzzeses no Brasil). As atividades de formação serão realizadas em Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina. A duração será de 12 meses. As atividades de estágio acontecerão em parte nas empresas brasileiras e em parte nas empresas italianas.
Cursos oferecidos
-
O Emprego dos produtos típicos na gastronomia de alta qualidade, com 250 horas de formação com aulas práticas e teóricas, e 200 horas de estágio em empresas brasileiras. Realização do curso em Florianópolis, preferencialmente para quem está desempregado ou em busca do primeiro emprego.
-
Valorização dos produtos agroalimentares de qualidade, com 300 horas de formação com aulas práticas e teóricas, e 160 horas de estágio em empresas brasileiras. Realização do curso em Florianópolis, preferencialmente para quem está desempregado ou busca o primeiro emprego.
-
Desenvolvimento do Orientamento ao Mercado para as empresas agroalimentares, com 150 horas de aulas práticas e teóricas e 160 horas de estágio em empresas italianas. Curso desenvolvido em Florianópolis, preferencialmente para pessoas empregadas.
Mais informações ou dúvidas:
No site: www.vapraq.ufsc.br, ou pelo telefone (48) 9944-8924, com Roberta. Telefone do departamento de Agronomia, com Nilton (48) 3721-5330.