Campanha contra o tabagismo inicia com a adesão de 30 participantes

Uma iniciativa pioneira na região proporcionará maior qualidade de vida às pessoas que sofrem diariamente com o vício. A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, iniciou Campanha contra o Tabagismo em Nova Trento. Tudo para promover a saúde na comunidade e prevenir doenças graves, como o câncer de pulmão e o de garganta. O projeto atraiu 30 pessoas, que foram divididas em dois grupos. A partir de agora elas participarão de palestras e serão acompanhadas periodicamente por uma equipe formada por médicos, enfermeiros, farmacêutico e técnica de enfermagem.

Na última sexta-feira, 15 de janeiro, todos os participantes reuniram-se na Casa da Cidadania para acompanhar a abertura oficial da Campanha contra o Tabagismo. Nesta quarta-feira (20), o primeiro grupo composto por 15 pessoas reuniu-se no mesmo local para a primeira sessão de palestras com a equipe de especialistas da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, constituída pelos enfermeiros Abiran Dalri Merizio e Daiane Kuhn, farmacêutico Maxiliano de Oliveira e a técnica de enfermagem responsável pela Vigilância Epidemiológica, Rosa Maria Tomasi. O segundo grupo iniciará as atividades no mês de fevereiro, tendo a possibilidade de criar o terceiro e o quarto grupo, dependendo da demanda de participantes.

O primeiro grupo mostrou ter consciência da importância em parar de fumar, principalmente pelo fato do fumo estar diretamente relacionado com as doenças. O grande desafio será vencer a ansiedade e o nervosismo. “Parar de fumar dependerá da força de vontade de todos vocês”, destaca o farmacêutico Maxiliano de Oliveira. Neste primeiro momento, o grupo participará de quatro encontros, cada qual uma vez por semana. Posteriormente, os encontros serão mensais, durante o período de um ano, verificando se a pessoa conseguiu vencer o vício.

Antes de iniciar os trabalhos em grupo, os participantes realizaram consultas avaliativas, que prosseguirão ao longo do tratamento. O médico Julio Dalri também estará presente nestes momentos. “Esta avalização médica, de acordo com o estado do paciente, é realizada conforme protocolo do Ministério da Saúde”, assinala o enfermeiro Abiran Dalri Merizio. Já no primeiro encontro, após a palestra de conscientização, os adeptos receberam os primeiros medicamentos – adesivos trans-dérmicos e as gomas de mascar, que auxiliarão na parada gradual do fumo. Material de apoio, contendo alternativas para parar de fumar, pequenos livros e o cronograma da Campanha contra o Tabagismo também foram entregues.