Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Trento realiza reunião para avaliar a elaboração do novo folder da cidade

A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo realizou uma reunião na última quarta-feira, 13 de janeiro, com o objetivo de avaliar a elaboração do novo folder do município. Para esta oportunidade foram convidados empresários, entidades e funcionários do poder público. A reunião contou com a presença do Gerente de Marketing da Santur, Eduardo Simon, a convite da Secretária de Cultura e Turismo de Nova Trento, Valquíria Dell'Antonio, além do Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi.

A reunião para avaliar a elaboração do novo folder da cidade contou ainda com a presença dos representantes do Circolo Trentino de Nova Trento, Rino e Rosemeri Montibeller e do empresário proprietário de pousada em Nova Trento, Julio César dos Santos. Para o Gerente de Marketing da Santur, neste folder é primordial constar o turismo religioso, mas sem esquecer a gastronomia, a cultura italiana e todos os outros atrativos da cidade. “O material de divulgação deve conter mais informações de todos os produtos que podem ser consumidos aqui”, afirma Eduardo Simon. Além disso, o texto e as fotos devem chamar a atenção dos turistas. Simon apresentou os projetos desenvolvidos pela Santur em parceria com uma agência de publicidade.

Para atrair os visitantes, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo planeja parcerias com as operadoras de turismo que fazem receptivos de cruzeiros em Santa Catarina, especialmente em Porto Belo e Itajaí, para que os turistas venham a Nova Trento e conheçam os atrativos divulgados no material informativo.

Duas pesquisas planejadas para o início do ano

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento já está intermediando a realização de duas pesquisas que serão desenvolvidas no município no fim de janeiro e no mês de março. A primeira delas prevê a pesquisa com o Turista Atual, com o objetivo de atender o Plano Catarina – Plano de Marketing Turístico do Estado, que está sendo coordenado pela Chias Marketing e será aplicada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Esta pesquisa será realizada em duas etapas: de 29 a 31 de janeiro, e de 5 a 8 de fevereiro, sendo necessário contratar dois pesquisadores indicados pela coordenação local, com fluência em inglês ou espanhol. O valor a ser pago aos pesquisadores, o treinamento e o número mínimo de questionários a serem aplicados ainda será definido pela FGV. Não haverá despesas para a prefeitura neotrentina.

A segunda pesquisa será sobre o perfil do turista que chega a Nova Trento. Outras pesquisas como esta foram realizadas pela Santur nos anos anteriores. Desta vez, será aplicada com maior critério, a fim de compor o verdadeiro perfil dos visitantes. A previsão de execução é para março, após a escolha de quatro pesquisadores pela Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Trento, e treinamento oferecido pela Santur. O município apenas terá despesas com a contratação dos quatro pesquisadores.