Conselheiros Tutelares tomam posse e participam da primeira reunião com CMDCA

Os cinco novos Conselheiros Tutelares de Nova Trento, eleitos em dezembro, já tomaram posse e iniciaram suas atividades nesta semana. Ainda no fim do mês de dezembro, Cátia Regina Dell'Agnolo Marchiori, Juliano Martins Mazzola, Nilse Inês Tirloni Hartke, Ana Karluza da Silva e Sílvia Luiza Valle participaram da reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que objetivou apresentar dois projetos para as escolas dos bairros Aguti e Baixo Salto.

O CMDCA foi unânime e aprovou os projetos que contemplarão os dois bairros neotrentinos. O primeiro deles, orçado em R$ 180 mil, será destinado para a construção da quadra coberta do Distrito de Aguti. O segundo também contempla a construção de uma quadra coberta e a compra de itens esportivos para os alunos da Escola de Ensino Fundamental José da Poian, do Baixo Salto, orçado no mesmo valor de R$ 180 mil. Com a aprovação da diretoria do CMDCA, os projetos serão encaminhados para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), no qual poderão ser patrocinados por empresas parceiras. Há grande possibilidade da empresa Souza Cruz investir no Distrito de Aguti, e do Banco Bradesco no bairro Baixo Salto.

Possibilidade de curso de capacitação

Ao perceber a necessidade de aprofundar conhecimentos na área da criança e do adolescente, a Secretária Municipal de Educação e Esportes e presidente do CMDCA, Rosita Sônia Valle Tridapalli sugeriu curso de capacitação aos Conselheiros Tutelares. “Isto é muito importante, pois aplicar a lei exige muito e é bastante complexo”, destacou Rosita durante reunião com o CMDCA e os conselheiros. O curso de capacitação já está sendo planejado em conjunto com a Assistente Social do município.