Grupo I Pargoleti relembra antigas tradições dos antepassados italianos em apresentação única no último domingo

Crianças, jovens e adultos acompanharam as apresentações culturais no terceiro domingo da programação pré-natalina, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento, em parceria com o Circolo Trentino, a Associação Neotrentina de Turismo (Neotur) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Praça del Comune, centro da cidade. Neste dia 13 de dezembro, foi a vez do Grupo I Pargoleti, do Circolo Trentino relembrar antigas tradições de Natal, como a chegada dos Reis Magos e as canções natalinas em dialeto trentino italiano. O momento também foi oportuno para recordar o Dia de Santa Luzia, no qual muitas famílias ainda mantém a tradição de colocar um pequeno pratinho com capim, e aguardar a chegada de Santa Luzia, que num cavalinho traz presentes e guloseimas para o Natal.

Após o terceiro domingo de apresentações culturais em alusão ao Natal, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o Circolo Trentino, a Neotur e a CDL realizam programação especial no próximo dia 20 de dezembro, com o Concerto de Natal da Banda Musical Padre Sabbatini. A apresentação ocorre após a missa na Igreja Matriz São Virgílio, às 18h30min. Neste mesmo dia, os organizadores do evento farão sorteio de cestas de Natal e presentes. Os cupons foram distribuídos em todos os domingos com apresentações e, vale destacar, que os ganhadores apenas receberão seus prêmios caso estiverem presentes no ato do sorteio. Haverá também a presença do Papai Noel, com distribuição de balas.

Programação continua nos dias 22 e 23 de dezembro

“Devido ao grande sucesso nos eventos realizados, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e as entidades parceiras darão continuidade aos eventos pré-natalinos”, destaca o Secretário de Cultura e Turismo, Eluísio Antônio Voltolini. No dia 22, a partir das 19h, no Coreto Nicolau Bado, da Praça del Comune acontece o I Rock na Praça, com a participação de bandas neotrentinas. Estão confirmadas as bandas Emerson/Anax, Improviso Acústico, Estágio Decisivo, Tatered Doll e Tiro e Queda.

Já no dia 23 de dezembro, quarta-feira, o Grupo Teatral Anima Trentina, do Circolo Trentino de Nova Trento apresenta a peça N'om Fortuná (Um homem de sorte), do autor italiano Silvio Castelli. O evento inicia às 21 horas, em frente à Igreja Matriz São Virgílio. Destaque para todos os atores do grupo, que interpretação em dialeto trentino italiano.