Prefeito Municipal de Nova Trento apresenta projeto de revitalização da Praça Getúlio Vargas
Neotrentinos que moram próximo da Praça Getúlio Vargas, no centro de Nova Trento, foram convidados pelo Prefeito Municipal, Orivan Jarbas Orsi para participar de uma reunião ao ar livre na praça, na noite de quarta-feira, 9 de novembro. O objetivo foi apresentar o projeto que revitalizará a Praça Getúlio Vargas em 2010. Os recursos são provenientes do Governo Federal, no valor de R$ 100 mil, sendo que a Prefeitura entrará com uma contrapartida de R$ 10 mil. Até o fim deste mês, o obra deverá ser contratada junto à Caixa Econômica Federal e, em seguida, a administração municipal abrirá licitação para dar início à revitalização.
Os moradores presentes na reunião incentivada pelo Prefeito Municipal apoiam a iniciativa da administração municipal. Com a revitalização, a Praça Getúlio Vargas ganhará nova iluminação, incluindo tubulação subterrânea, calçadas de dois metros de largura, o que facilitará os neotrentinos que praticam caminhadas em volta da praça, adequadas também para deficientes visuais, novos meios-fios, gramado e reforma do atual chafariz. Durante o encontro com o prefeito, as mães solicitaram melhor segurança para as crianças do parque, através da colocação de um cercado. “Isto não está previsto neste projeto, mas podemos estudá-lo melhor”, disse Orivan Jarbas Orsi.
Outro ponto debatido durante a reunião com o prefeito na Praça foi a reforma do chafariz, hoje desativado, pois anteriormente era utilizada água potável para fazê-lo funcionar. “Gostaríamos de fazê-lo funcionar novamente, mas com uma nova alternativa quanto a água, tentando reaproveitá-la”, explica o prefeito municipal. Quando ligado, o chafariz causava transtorno aos vizinhos, já que muitas pessoas se banhavam no local e a água acumulada provocava mau cheiro. A proposta dos moradores é diminuir o tamanho do chafariz, deixando apenas a parte em que a água jorra dos ornamentos.
Além da revitalização da Praça Getúlio Vargas, a administração municipal quer, em breve, tornar realidade as academias nas praças. O projeto para aquisição de quatro academias ao ar livre para Nova Trento já foi encaminhado ao governo federal, através do Ministério do Esporte. No mesmo Ministério há a proposta do Programa Segundo Tempo, que colocará em funcionamento um Núcleo de Esporte Educacional na cidade.