Orquestra Sinfônica de SC marca abertura dos eventos natalinos e emociona o público em Nova Trento

Além de obras eruditas de gosto popular, a apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina em Nova Trento foi marcada pela presença do Coro Lírico da OSSCA, solistas vocais e instrumentais, e muitas surpresas: o público acompanhou de perto a parceria da Orquestra com grupos populares e regionais, o que enalteceu ainda mais o evento da noite de domingo, 29 de novembro. A Praça del Comune, em frente à Igreja Matriz São Virgílio, tornou-se palco de um espetáculo único, marcado pela regência do maestro neotrentino José Nilo Valle, que contagiou todos os espectadores.

A apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, formada por 90 integrantes, marcou também a abertura dos eventos natalinos em Nova Trento, que prossegue nos próximos finais de semana até o Natal. Devido a proximidade da data, a Orquestra fez questão de incluir músicas natalinas em seu repertório, interpretadas juntamente com seu Coro Lírico e tenores Demétrio e Barítono Scheffer Junior. A emoção tomou conta do público com a presença de personalidades da música regional, como o acordeonista brusquense Bruno Moritz, o lageano Giancarlo Dall'Orsolletta e o acordeonista Paulo Zago, que trouxeram um pouco do sabor gaudério da terra catarinense, além do grupo de choro Garapuvú e a dupla sertaneja Rony e Ravel.

O espetáculo contou com a presença de autoridades municipais e regionais, entre eles o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, vice-prefeito, Pedro Piva Neto, vereadores do município e da região. A apresentação da OSSCA foi possível após contatos constantes entre o prefeito neotrentino e o maestro José Nilo Valle. O mesmo evento realizado em Nova Trento já foi apresentado em quase todas as cidades catarinenses a partir do Projeto de Regionalização da Cultura Musical Catarinense desenvolvido pela Sinfônica desde 2000. A mesma Orquestra integra o Circuito Catarinense de Orquestras da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do Governo do Estado e tem apoio financeiro do Fundo Estadual de Cultura.

Sobre o maestro José Nilo Valle

Catarinense de Nova Trento, o diretor artístico e regente da OSSCA, maestro José Nilo Valle é diplomado em quatro cursos superiores de música no Brasil, tendo conquistado os graus de pós-graduação, mestrado e doutorado em Regência de Orquestra, Ópera e Ballet na Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Participou de grandes festivais nacionais e internacionais de música, integrou Worshops e Master Classes e atuou ao lado de grandes personalidades da regência orquestral no Brasil e no exterior. Foi o criador da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, que estreou oficialmente em 25 de novembro de 1993, há exatos 16 anos, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, da Fundação Catarinense de Cultura e da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desporto.

Programação continua no próximo domingo

Após a apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina e de seu Coro Lírico, que marcou a abertura dos eventos natalinos, Nova Trento e região poderão conferir uma programação pré-natalina. Esta inicia no dia 6 de dezembro, com a Feira de Artesanato alusiva ao Natal e a comercialização de produtos locais e regionais, encerrando o programa do dia com a apresentação de 37 crianças que integram o Projeto Flauta Doce e Canto Coral, que interpretarão oito músicas natalinas.

No dia 13 de dezembro, Nova Trento e região confere a apresentação do Grupo I Pargoleti, do Circolo Trentino de Nova Trento, juntamente com a encenação da chegada dos Reis Magos, sempre após a missa das 18h30min. A programação prossegue no dia 20 de dezembro, também após a missa, com o Concerto de Natal da Banda Musical Padre Sabbatini. Após o evento da centenária Banda, haverá a presença do Papai Noel. Já no dia 23 de dezembro, o Grupo Anima Trentina, também do Circolo Trentino, apresenta a peça teatral N'om Fortuná (Um homem de sorte), toda interpretada em dialeto trentino italiano.

Vale destacar que, em todos os domingos da programação, 29 de novembro, 6, 13 e 20 de dezembro, serão comercializados alimentos e bebidas pelo Circolo Trentino de Nova Trento e pela Associação Neotrentina do Turismo (Neotur). Durante todas as apresentações nos finais de semana, serão distribuídos cupons numerados. Estes cupons deverão ser guardados, pois haverá sorteio de brindes no dia 20 de dezembro, dia do encerramento da programação natalina. Toda programação torna-se realidade através da parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com o Circolo Trentino, Neotur, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e equipe de voluntários.

Serviço

Programação de Natal em Nova Trento, todos os domingos, após a missa das 18h30min, na Praça del Comune, centro da cidade:

Dia 06/12 – Feira de Artesanato, com comercialização de produtos locais e regionais. Apresentação do grupo Doce Canto e Sua Flauta, do Projeto Flauta Doce e Canto Coral, coordenado pela professora Rosimar Maria Franzoi.

Dia 13/12 – Apresentação do Grupo I Pargoleti, do Circolo Trentino de Nova Trento, com encenação da chegada dos Reis Magos.

Dia 20/12 – Concerto de Natal com a Banda Musical Padre Sabbatini, na Igreja Matriz São Virgílio. Após, chegada do Papai Noel e sorteiode cestas natalinas.

Dia 23/12 – Apresentação da peça teatral, em dialeto trentino italiano, N'om Fortuná (Um Homem de Sorte), pelo grupo teatral Anima Trentina, do Circolo Trentino de Nova Trento.