Setor de Tecnologia da Informação apresenta pré-projeto Nova Trento Digital

A ideia surgiu no início deste ano e agora ganha forma a partir de diversas reuniões e o Fórum Nacional de Cidades Digitais: é a chamada Cidade Digital, que prevê a utilização de recursos tecnológicos para otimizar atendimentos, facilitar o acesso à rede mundial de computadores e criar ações de prevenção, como a instalação de câmeras de segurança. O setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Nova Trento apresentou o pré-projeto Nova Trento Digital para a administração municipal, na tarde desta sexta-feira, 13 de novembro.

Ainda nesta semana, o responsável pelo setor de Tecnologia da Informação, Emerson Casas Salvador, juntamente com o técnico Rodrigo Rezzini, apresentaram o mesmo pré-projeto para o Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cujo responsável é o Doutor Manuel Rosa de Oliveira Lino. O convite surgiu após contato estabelecido com representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, que estiveram em Nova Trento no mês de outubro. Surpreendido com o andamento do projeto, o Doutor da Universidade propôs vir ao município neotrentino ainda este mês para aproximar ainda mais a UFSC do poder público.

No pré-projeto Nova Trento Digital apresentado por Emerson Casas Salvador, há diversas propostas, alguns já instaladas, outras em andamento e algumas que serão executadas no futuro. Uma estratégia que está em andamento é a interligação de todas as unidades públicas, especialmente postos de saúde e escolas, além da instalação de telefonia VoIP (telefonia via rede de computadores) centralizada, que proporciona otimização e economia ao setor público. “Com a interligação dos postos de saúde via Intranet, por exemplo, poderemos fazer agendamento de consultas médicas aqui no centro ou em qualquer posto de saúde do município, sabendo o horário e o local que o paciente será atendido”, explica Emerson.

Em breve, o município também usufruirá de telecentros públicos, com computadores ligados à Internet, disponibilizados para toda a população, em locais estratégicos. Futuramente, caso o projeto Cidade Digital se torne realidade, haverá câmeras para creches e órgãos públicos, câmeras de segurança nas ruas e infraestrutura para acesso a Internet para a população. Neste último, a ideia é criar Infovias, ou seja, pontos de interligação em diversos locais do município através de fibras óticas. Assim, haverá Internet gratuita também em praças e nos principais pontos turísticos da cidade.

Para o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi a apresentação do pré-projeto é mais uma etapa importante. A execução completa do projeto dependerá de recursos a serem solicitados. “Faremos o possível para tornar isso realidade”, destaca Orsi. Desta forma, Nova Trento será uma das únicas cidades de Santa Catarina a implantar o projeto Cidade Digital.