Apicultores neotrentinos contam com consultoria tecnológica para toda cadeia produtiva

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento, numa parceria com a Epagri e o Sebrae tem incentivado apicultores neotrentinos com cursos de capacitação e apresentação de novas técnicas de manejo para criação de abelhas. Tudo para incrementar e ampliar a qualidade da produção de mel, polem, própolis, geleia real e outros produtos afins. Na última sexta-feira (23), o consultor do Sebrae, James Arruda Salomé prestou consultoria tecnológica aos apicultores, que se estende por toda a cadeia produtiva do mel.

Naquela semana, na segunda-feira (19), os apicultores também contaram com outra palestra de orientação sobre o mel. Segundo o consultor do Sebrae, estas consultorias tecnológicas abrangem desde o trabalho de campo até a adequação do produto final ao mercado. Novas tecnologias são implementadas ao processo, incluindo o rastreamento do mel, em que o consumidor final pode ter acesso à cadeia produtiva, conhecendo todas as etapas de produção. “Nova Trento tem um dos poucos grupos de apicultores do Brasil que está tendo acesso a essa tecnologia. Acredito que em até dois meses este processo será ativado no município”, afirma James Arruda Salomé.

Além disso, os produtores de mel de Nova Trento serão integrados a outros grupos da região, sendo que o processo de legalização dos produtos já está em andamento. Assim, haverá inspeção do mel antes de ser comercializado. Um nova reunião com os apicultores está agendada para quarta-feira, às 19h, no auditório da Prefeitura Municipal de Nova Trento.