Agricultores discutem estatutos para formar uma cooperativa descentralizada
Desde a primeira reunião, realizada no fim do mês de setembro, agricultores apoiados por representantes da Epagri, Projeto Microbacias 2, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Sintrunt), Banco do Brasil e Sicoob/Trentocredi têm estudado diversas ações para formar uma cooperativa descentralizada na área de agropecuária em Nova Trento. Na última sexta-feira, 23 de outubro, na sede do Sintrunt, o grupo novamente se reuniu para debater os estatutos que formarão a entidade. O próximo passo será a convocação de uma assembleia geral de todos os futuros sócios para eleição e posse da primeira diretoria.
A reunião da última sexta-feira contou com a presença do padre Domingos Chagas, da Paróquia São Virgílio, que possui especialização em Cooperativismo. Por possuir experiência em formação de cooperativas em outros estados, padre Domingos trouxe um pouco do seu conhecimento aos agricultores e interessados.
Neste primeiro momento, antes de eleger a primeira diretoria, uma comissão de constituição tem organizado todos os trabalhos para formar a cooperativa. Um dos principais objetivos é a instalação de uma sede própria da entidade, onde os produtores poderão contar com um posto de vendas. Assim, produtores de vinhos, sucos, mel, geleias, farinha de mandioca e outros embutidos poderão comercializar seus produtos com mais facilidade e forma estruturada. A próxima reunião já está agendada para o dia 6 de novembro, na sede do Sintrunt.