Dois neotrentinos participarão da Conferência Estadual de Cultura
O município de Tijucas foi sede da 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura, que envolveu outros12 municípios da região do Vale do Rio Tijucas e litoral catarinense, incluindo Nova Trento. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 22 de outubro, no anfiteatro Leda Regina de Souza. O Prefeito Municipal Orivan Jarbas Orsi compareceu à abertura da conferência, que contou ainda com a participação do representante da Secretaria de Cultura e Turismo, Eluísio Antônio Voltolini e dos representantes do Circolo Trentino de Nova Trento, Rosemeri Tridapalli Montibeller e Rino Montibeller. Na oportunidade, Rino e Eluísio foram eleitos delegado e suplente, respectivamente, para a Conferência Estadual de Cultura, que ocorre em novembro.
O representante do poder público do município de Nova Trento, Eluísio Antônio Voltolini compôs o terceiro eixo de discussões da Conferência Intermunicipal de Cultura, que possuía no total cinco eixos temáticos. Neste terceiro eixo, intitulado Cultura e Desenvolvimento Sustentável, os participantes apresentaram cinco propostas referentes ao tema. 1. Formalizar concursos públicos para agentes culturais em toda a região; 2. Proteger (na forma da Lei) de todos os indivíduos que retenham a sabedoria popular; 3. Estabelecer horas aula de educação cultural dentro do currículo educacional, com aulas de arte, educação artística, entre outros; 4. Organizar em cada município o Conselho Municipal de Cultura, como medida inicial; 5. Tombamentos de patrimônios, prevendo a conservação e manutenção, bem como sua inserção no roteiro turístico do município.
“Mas o maior debate foi quanto a conscientização da população da necessidade da cultura, um patrimônio que não podemos tocar, mas que nos toca em todos os sentidos”, afirma Eluísio Antônio Voltolini. Durante as palestras proferidas na quinta-feira, os participantes tomaram conhecimento de que o governo federal está mais atento à cultura. Para 2010 serão destinados 2% do orçamento para a cultura.
Além disso, a Conferência Intermunicipal de Cultura possibilitou repensar a forma de promover o turismo, e que não é possível pensar o turismo sem a cultura. “Também foi unânime a necessidade de criar um consórcio intermunicipal de cultura para todos os 13 municípios, visando um crescimento uniforme das cidades participantes”, explica Voltolini. Para tanto há sugestão de contratar agentes formadores que visitariam todas as cidades, sendo o custo rateado por todos os participantes.
Eleição de delegados e suplentes
Ao final da Conferência, os delegados e suplentes foram eleitos para compor a Conferência Estadual de Cultura, que ocorre em novembro. O italiano Rino Montibeller foi eleito delegado, representando as entidades civis. Já Eluísio Antônio Voltolini foi eleito suplente, sendo representante da esfera governamental. A Conferência Nacional de Cultura está prevista para março de 2010.