Executivo e Legislativo Itapemense se interessam pelo Projeto Plantando um Futuro Limpo

A Epagri e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento recepcionaram um grupo formado por representantes do poder executivo e legislativo de Itapema, incluindo o vereador itapemense Vânio César Vieira, na manhã desta sexta-feira, 16 de outubro. O grupo era composto também por representantes da Cooperativa dos Coletores de Materiais Recicláveis de Itapema (CooperItapema) que mostraram muito interesse em conhecer o Projeto Plantando um Futuro Limpo, desenvolvido no município neotrentino, além do processo de separação e recolhimento do lixo orgânico/rejeito e reciclado.

Uma palestra proferida pela extensionista da Epagri neotrentina, Cinelândia Maria Venier Cipriani esclareceu diversos pontos sobre o projeto desenvolvido em Nova Trento, além de todo o processo educativo perante a separação do lixo orgânico/rejeito e reciclado. Os itapemenses ficaram impressionados com a limpeza e organização que viram em Nova Trento. “É a primeira vez que venho para esta região e vi que a cidade aqui é muito limpa, muito bem conservada”, afirma o Assessor de Imprensa da Câmara de Vereadores de Itapema, Décio Lopes.

Após os esclarecimentos sobre o Projeto Plantando um Futuro Limpo, incluindo a explicação sobre a preocupação em diminuir o uso de sacolas plásticas distribuídas gratuitamente, o grupo fez questão de visitar as empresas responsáveis pela separação e recolhimento do lixo reciclado em Nova Trento. “Estamos encantados como aqui o pessoal realmente separa o lixo. Lá em Itapema, para nós, ainda é um sonho a ser realizado”, informou a responsável pela CooperItapema. O grupo de Itapema pretende implantar diversas ações que são desenvolvidas em Nova Trento.

Ministério do Meio Ambiente lança campanha “Saco é um saco”

A exemplo do que ocorre em Nova Trento com o Projeto Plantando um Futuro Limpo, que planeja conscientizar e diminuir o uso de sacolas plásticas, o Ministério do Meio Ambiente lançou nesta quinta-feira (15), a campanha “Saco é um saco”, para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se reduzir o uso de sacolas plásticas. Com esta iniciativa, o governo pretende estimular o uso de sacolas retornáveis. A mesma iniciativa foi tomada em Nova Trento, sendo que no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) foi lançada a Sacola Retornável, com o mesmo objetivo: diminuir o consumo de sacolas plásticas que demoram mais de 400 anos para se decompor na natureza.